Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Prefeitura inicia ações emergenciais em Jesus de Nazareth

Publicada em 02/02/2018, às 18h06

Por Tarcísio Costa (tcosta@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves

Deslizamento de bloco de pedra em Jesus de Nazareth

Equipes da Defesa Civil e técnicos da PMV fazem monitoramento da área em Jesus de Nazareth onde bloco de pedra rolou (Ampliar imagem)

O prefeito Luciano Rezende autorizou a contratação em caráter emergencial de uma empresa para fazer a contenção e o desmonte dos blocos que rolaram no bairro Jesus de Nazareth. A Defesa Civil Municipal havia interditado cinco residências e notificado uma, no mesmo local, devido ao risco a que estavam expostos os moradores.

A Defesa Civil identificou que a área passou a ser de risco alto, tecnicamente chamada de R3. Imediatamente, técnicos da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semhoab) estiveram no local e chegaram à conclusão que a intensidade das chuvas descalçou a base do bloco, causando seu rolamento. "Logo em seguida, iniciamos o processo de monitoramento e as intervenções emergenciais", explica o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno Rocha.

Jantorno lembra que, por determinação legal, a contratação de uma obra pelo poder público deve passar por um procedimento administrativo, mas que, ainda nesta sexta-feira (2), será encaminhado um pedido de realização de obras de contenção em caráter emergencial. “A partir daí, a Semohab vai iniciar o trâmite para contratar a empresa e iniciar o trabalho de recuperação da área".

Na última quinta (1º), a equipe da Defesa Civil retornou ao local do sinistro acompanhada de um engenheiro projetista, que iniciou o estudo para elaboração do projeto. Em seguida, será iniciada a contratação da prestadora de serviço.

Famílias

A interdição da Defesa Civil determina que a família deve deixar o imóvel imediatamente. Caso os moradores não saiam por conta própria, a Prefeitura oferece o acolhimento em abrigo institucional. "Até o momento, nenhuma família solicitou esse amparo. A partir daí, se o morador persistir nessa resistência, a administração municipal poderá acionar a Justiça para retirá-los da área de risco", conclui Jantorno.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site