Notícias

Prefeitura faz ação contra ratos em terreno de Jardim da Penha

Publicada em 27/03/2017, às 12h31 | Atualizada em 27/03/2017, às 12h31

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Fabrício Faustini


Divulgação Semus
Ação de desratização em Jardim da Penha
Terreno particular em questão estava com acúmulo de lixo e entulhos: construtora já foi notificada

As secretarias municipais de Saúde (Semus) e Serviços (Semse) realizaram, na manhã desta segunda (27), uma ação conjunta em Jardim da Penha para controle de pragas como ratos e baratas, na avenida Anísio Fernandes Coelho. O trabalho foi uma resposta da Prefeitura de Vitória à reclamação de moradores pelo Fala 156 sobre um terreno com acúmulo de lixo e entulhos e descarte irregular por restaurantes locais.

O terreno em questão já foi notificado algumas vezes pela Semse. Em vistoria nesta manhã, fiscais e agentes de endemias constataram haver tocas de roedores na área, além de mato e entulhos.

A construtora responsável pelo terreno já foi notificada a realizar a limpeza. A Vigilância Ambiental vai realizar ainda hoje a desratização da rua, que possui dois restaurantes, e se comprometeu também a realizar a do terreno, após sua limpeza.

Neste mês, os dois restaurantes locais foram alvos de denúncias por presença de pragas nos estabelecimentos. Um deles chegou a ser interditado por quatro dias (de 7 a 10 de março), até a adequação das práticas de controle de pragas com desinsetização, instalação de barreiras físicas eficientes contra a entrada de roedores, reparo na instalação hidráulica, limpeza e organização geral.

Divulgação Semus
Ação de desratização em Jardim da Penha
Fiscais da Prefeitura realizaram abordagens e falaram da importância do descarte correto de lixo

Multas e abordagens

Segundo a Semse, o terreno passou por ação fiscal, já tendo acumulado 12 multas, cada uma no valor de R$ 600,52, que dobra com a reincidência, conforme lei 5086/2000 (art. 41). O órgão também realizou um trabalho de educação, e moradores e comerciantes foram abordados sobre como tratar o lixo gerado, obedecendo a horários de descarte.

Somente na ação desta segunda (27), foram aplicadas três multas por descarte irregular e local impróprio. A fiscalização será intensificada.


Voltar ao topo da página