Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Prefeitura e lideranças comunitárias debatem Linha Verde

Publicada em 04/04/2018, às 06h00 | Atualizada em 04/04/2018, às 15h22

Por Tarcísio Costa (tcosta@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira

Prefeito Luciano Rezende em reunião com lideranças comunitárias sobre a Linha Verde

Prefeito Luciano Rezende recebeu as lideranças comunitárias na sala anexa ao gabinete e destacou a importância da Linha Verde (Ampliar imagem)

Tyago Hoffmann em reunião com lideranças comunitárias sobre a Linha Verde

Secretário Tyago Hoffmann fez apresentação das propostas da Linha Verde, cujo principal objetivo é favorecer o transporte coletivo (Ampliar imagem)

Na noite desta terça-feira (3), a sala anexa ao gabinete do Palácio Municipal ficou lotada. Até as 21 horas, o prefeito Luciano Rezende, o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann, o promotor de Justiça Marcelo Lemos Vieira e representantes de associações de moradores de Vitória debateram a Linha Verde, faixa exclusiva de ônibus, táxis e vans que voltará a funcionar nesta terça-feira (10) na avenida Dante Michelini.

O prefeito atendeu a uma sugestão do promotor Marcelo Lemos, que participou da reunião como observador, e consultou os presentes. Em votação, os moradores apoiaram a transformação do encontro em um grupo de acompanhamento da Linha Verde.

"As críticas são tão importantes ou até mesmo mais importantes que elogios. A palavra aqui é solidariedade. A faixa exclusiva para transporte coletivo não é novidade, ela foi apresentada por três candidatos nas duas últimas eleições municipais", disse o prefeito.

Sugestões

Luciano Rezende pediu que os moradores continuem apresentando opiniões. "A ideia da carona solidária (veículos que estiverem transportando três pessoas ou mais poderão utilizar a faixa exclusiva), por exemplo, surgiu a partir de sugestões de moradores".

A presidente do Conselho Popular de Vitória (CPV), Graciete de Souza, aprovou o encontro. "Achei a reunião muito positiva. Ficou provado que a maioria das comunidades está a favor da Linha Verde. Todos se posicionaram favoráveis, inclusive os que se manifestavam contra a proposta, que foi criada para melhorar a mobilidade na cidade e a qualidade de vida de quem usa o transporte público na nossa capital".

Movimentação

Para o secretário Tyago Hoffmann, a avenida Dante Michelini é de toda a Região Metropolitana. "Vitória tem cerca de 360 mil habitantes, mas circulam por aqui, todos os dias, mais de um milhão de pessoas".

Segundo ele, a reação à implantação da Linha Verde foi maior do que a esperada. "As cidades buscam diminuir o número de carros nas ruas para privilegiar o ônibus, e nosso objetivo é coletivo e social".

Cerca de 40 mil carros trafegam pela Dante Michelini todos os dias e cada um transporta uma média de 1,2 passageiros. "Os carros transportam 48 mil pessoas, mas os ônibus podem levar de três a quatro vezes mais", ponderou o secretário.

Funcionamento

A Linha Verde funciona de segunda a sexta, das 6 às 20 horas, e aos sábados, das 6 às 14 horas.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site