Notícias

Prefeitura de Vitória notifica Cesan para que construa redes coletoras de esgoto

Publicada em 03/10/2017, às 19h58

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Jaldecy Pereira


André Sobral
Quiosque na Praia de Camburi
Quiosque 7 de Camburi, ao contrário do que informou a Cesan, está ligado à rede coletora de esgoto

A Prefeitura de Vitória está notificando a Cesan para que a empresa construa imediatamente a rede coletora de esgoto nos poucos imóveis que a administração municipal ainda não ligou por causa desse motivo.

Ao receber a notícia da nova lista da Cesan apontando alguns locais sem ligação na rede de esgoto, o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, pediu à equipe que verificasse os endereços e foi pessoalmente a um deles, na praia de Camburi, e lá confirmou que a lista da companhia não condiz com a realidade.

O quiosque 7, ao contrário do que informou a Cesan, está ligado à rede coletora de esgoto. "Em 1º de janeiro de 2012, quando assumimos a Prefeitura de Vitória, havia 137 equipamentos da Prefeitura ainda não ligados à rede de esgoto, conforme uma lista que a própria Cesan nos deu. Há cerca de dois meses, já tínhamos praticamente terminado o trabalho. A Cesan nos deu uma nova lista e, na maior parte desses pontos, não tem rede ligada. Logo, como a Prefeitura pode ligar os 20 imóveis que restam se não existe rede de esgoto para fazer essa ligação? Metade dos imóveis que a Cesan fala que não estão ligados não existe rede para isso, e vai ligar o quê? Muitos já estão prontos para ligar, mas falta a rede, que é de competência da Cesan", argumentou o prefeito.

Ligação

O secretário da Central de Serviços, Leonardo Gonçalves, fez uma nova vistoria nesta terça (3) nos pontos divulgados na lista da Cesan e afirmou que em Vitória existem apenas 21 equipamentos que têm a possibilidade de fazer a ligação, os quais já estão no cronograma da Prefeitura para este mês de outubro.

"Já temos várias ligações feitas. Só em 2017, até agora, foram feitas mais de 50 ligações. O número é diferente do que foi apresentado pela Cesan. Não são 42 imóveis, mas apenas 21", rebateu Leonardo.

O secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, também afirmou que um dos pontos visitados (o quiosque 7 de Camburi) está ligado à rede. "Como engenheiro posso afirmar que o ponto está corretamente ligado. É fundamental reconhecer o esforço concentrado da Prefeitura ao ligar essas dezenas de imóveis e equipamentos, mostrando a nossa responsabilidade com o saneamento básico do município".

Multa

O prefeito Luciano ressaltou que a discussão sobre esse tema tem sido feita há mais de dois anos com a Cesan. "Para se ter uma ideia, a multa para quem não ligava o esgoto era muito menor do que ligar o esgoto. No ano de 2014, nós invertemos o valor e a multa passou a ser muito maior do que ligar o esgoto. Com isso, sete mil pessoas ligaram o esgoto de seus imóveis. Nós deixamos de jogar oito milhões de litro de esgoto por dia na praia devido ao nosso trabalho", disse.

Para o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain, foi na gestão de Luciano Rezende que se desmistificou a ideia de que a cidade tinha todo esgoto tratado. “Nós preparamos o mapa do esgoto na cidade e, com isso, mais de 25 mil residências estão ligadas à rede de esgoto, com um trabalho intenso dos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente. Nós fiscalizamos e cobramos a ligação da rede de esgoto", disse.


Voltar ao topo da página