Notícias

Prefeitura ajuda associação de catadores a atuar de forma legalizada

Publicada em 13/07/2018, às 15h34

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Leane Barros
Material Reciclável Ascamare
Ascamare atua de forma legalizada ajudando na diminuição dos resíduos produzidos pelos moradores e dando uma destinação adequada a eles

Com o apoio técnico da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) conseguiu finalizar o processo de obtenção dos alvarás para regularização das atividades realizadas pela entidade na capital.

Agora, a Ascamare atua de forma legalizada ajudando na diminuição dos resíduos produzidos pelos moradores e dando uma destinação adequada a eles. Por mês, a associação promove a triagem de cerca de 40 toneladas de materiais recicláveis.

De acordo com o gerente de Negócios Populares e Mercado da CDV, Leonardo Mello, que auxiliou a associação para a obtenção da documentação, a mudança do local de funcionamento da Ascamare foi um dos principais pontos para conseguir a legalização.

"Foi feito um estudo para conseguir um espaço que estivesse em acordo com o Plano Diretor Urbano (PDU) de Vitória. O local encontrado foi o bairro Consolação. Além disso, o novo galpão proporciona aos catadores condições mais salubres para o trabalho", apontou.

Parceria

Mello ainda destacou a parceria de outras secretarias municipais para a capacitação e a formalização dos catadores. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) promoveu atividades de educação ambiental. A de Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária, fez as orientações quanto à segurança do trabalho.

Já a de Assistência Social (Semas) realizou o acompanhamento das atividades realizadas pelos associados. E a Central de Serviços ficou responsável pelo contrato firmado entre a Prefeitura e a associação para a prestação de serviços que a Ascamare realiza.

"A proposta é que a parceria continue entre os órgãos municipais para que outras associações também alcancem o mesmo padrão para funcionamento, como foi feito com a Ascamare", enfatizou Leonardo Mello.


Voltar ao topo da página