Notícias

Prefeitos vão apresentar soluções para deixar cidades mais inteligentes

Publicada em 20/10/2017, às 17h20

Por Alexandre Lemos, com edição de Josué de Oliveira


Diego Alves
III encontro de prefeitos de cidades emergentes e sustentáveis
A ideia é apresentar em 180 dias soluções inovadoras para deixar as cidades mais inteligentes
Diego Alves
III encontro de prefeitos de cidades emergentes e sustentáveis
Durante o encontro, os prefeitos das outras cidades receberam o livro "A Gestão Compartilhada em Vitória

Um grupo permanente de diálogo entre as cidades de Vitória, João Pessoa, Florianópolis e Palmas vai oferecer em 180 dias, com base nas práticas das quatro cidades, soluções inovadoras, capazes de torná-las mais inteligentes, consolidando métodos de gestão eficiente, moderna e compartilhada. Esta foi a iniciativa apontada pela "Carta de Vitória", assinada pelos prefeitos que se reuniram nesta sexta-feira (20), em Vitória. A ideia é fazer com que outras cidades também sejam beneficiadas com a proposta.

A carta divulgada durante o 3º Encontro de Prefeitos ICES - Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis -, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Caixa Econômica, foi lida pelo prefeito Luciano Rezende, e assinada por ele e pelos chefes do Executivo de Palmas, Carlos Amastha (TO); de Florianópolis (SC), Gean Loureiro; e o vice-prefeito de João Pessoa (PB), Miguel Junior.

A carta explica que os prefeitos convencidos da necessidade de fortalecer a governança democrática em suas cidades e decididos a impulsionar a modernização administrativa e a coesão social em seu entorno, "assumem o compromisso de intercambiar experiências, compartilhar estudos e debater projetos inovadores, relativos aos desafios impostos pela evolução política, econômica, social e científico-tecnológica no Brasil e no mundo", diz a carta.

Gestão Compartilhada

Durante o encontro, os prefeitos das outras cidades receberam da mão do prefeito Luciano Rezende o livro "A Gestão Compartilhada em Vitória", que conta as experiências inovadoras da cidade durante os últimos 5 anos.

A decisão dos prefeitos de fazer essas reuniões aconteceu em Santander, na Espanha, durante um seminário internacional, em junho deste ano, quando os quatro prefeitos se encontraram.


Voltar ao topo da página