Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Prefeito apresenta Plano Municipal de Coleta Seletiva a vereadores

Publicada em 11/05/2017, às 17h29


Elizabeth Nader

D. Vera Nancy Borges cuida da praça onde mora em Jd da Penha e da Coleta Seletiva

Moradores podem fazer descarte de materiais recicláveis nos postos de entrega voluntária

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, apresentou aos vereadores da capital, nesta quinta-feira (11), o Plano Municipal de Coleta Seletiva para os próximos 20 anos. A gestão municipal está preparando a cidade para ser referência em qualidade de vida e limpeza urbana. O projeto de lei será encaminhado à Câmara nos próximos dias para apreciação dos parlamentares.

O plano vai propiciar um trabalho programado de coleta seletiva de resíduos para as próximas gerações. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain, “a administração está pensando na Vitória do hoje e do amanhã”.

Atualmente, a coleta seletiva possui 880 pontos de coleta em condomínios, escolas, prédios públicos, comércio, empresas e postos de entrega voluntária (PEV) em vias públicas, praças e parques.

Os postos de entrega voluntária (PEV) mais próximos da residência podem ser localizados no portal da Prefeitura de Vitória. Eles são propícios para o depósito de materiais recicláveis (lixo seco), que consistem em papéis, plásticos, metais e vidro.

O prefeito Luciano ainda destacou a importância da participação dos moradores nessa discussão, dentro da política de gestão compartilhada da administração municipal. "É fundamental a participação dos moradores separando o lixo e fazendo denúncias quando houver necessidade, além de reforçar o trabalho de educação ambiental nas comunidades".

Pela nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

Como separar
  • Lixo seco (destinado à coleta seletiva): papéis, plásticos, metais e vidro;
  • Lixo úmido (destinado à coleta de lixo comum): resíduos de alimento e dos sanitários, como papel higiênico, papel toalha e absorvente.

Transformação de lixo em energia

Na ocasião, o prefeito da capital também falou sobre o projeto de implantação de uma Unidade de Valorização Energética de Resíduos Sólidos Urbanos (Uver), que visa transformar lixo em energia elétrica.
Segundo o chefe do Executivo municipal, o tratamento da grande quantidade de lixo trará benefícios e vantagens para a população e o meio ambiente.

"É uma atividade que já está sendo muito utilizada em vários países e que vem ganhando forças aqui no Brasil. Além de modificar o modo de descarte do lixo, o que, consequentemente, diminui os impactos causados pelos gases que são eliminados, também contribui com a fonte energética, melhorando suas maneiras de gerar eletricidade. A energia é gerada a partir da incineração do lixo, que está em estudo pelo município", destacou o prefeito.

Na ocasião, ele citou o exemplo do Japão, onde não há depósitos abertos ou lixões. Os moradores são orientados a separar o lixo em orgânico e não. É um país modelo que se planejou para aproveitar a maior parte dos resíduos gerados e colhe resultados com a economia proporcionada.

"Em um país como o Brasil, onde a produção monumental de lixo gera enormes impactos socioambientais, a geração de energia elétrica a partir dos resíduos é uma ideia que merece atenção, investimentos e um ambiente de negócios favorável à inclusão de novas iniciativas estimulando parcerias".

O estudo do projeto de implantação de uma Uver em Vitória seria viabilizado a partir de uma parceria público-privada (PPP). A energia gerada pelo lixo poderia compensar o consumo em escolas, unidades de saúde, prédios públicos e iluminação pública, além de gerar uma economia de R$ 10 milhões por ano para a Prefeitura.


Informações à imprensa:

SEGES/SUB-COM - Prefeitura de Vitória | Para dúvidas ou informações, use o Fala Vitória 156.

Com edição de SEGES/SUB-COM - Prefeitura de Vitória


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site