Notícias

Práticas esportivas diversas marcam o dia de estudantes de Emefs de Vitória

Publicada em 08/11/2017, às 15h24

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação/Secretaria de Educação
Alunos de Emefs em práticas esportivas no Ifes
Alunos da rede municipal de ensino participaram de variadas atividades esportivas no Ifes
Fabrícia Kirmse
Secretária de Educação e Diretor do Ifes com alunos nas práticas esportivas no campus do Ifes
Secretária Adriana Sperandio e diretor do Ifes, Hudson Luiz Côgo, acompanharam as atividades

Mais um dia de práticas esportivas para estudantes da rede municipal de ensino. Nesta quarta-feira (8), alunos de 15 e 16 anos de várias Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) participam, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Jucutuquara, de atividades variadas que são parte do Festival de Linguagens Integradas, um projeto que começou em agosto deste ano nas escolas da rede.

Os adolescentes participam de atividades de circo, ginástica, lutas, dança, capoeira e jogos, como queimada, futsal e voleibol, sob a orientação de professores especializados. Durante a manhã, a secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio, esteve no Ifes para acompanhar as práticas esportivas e destacou como iniciativas assim são relevantes para o cotidiano estudantil.

"Os alunos se envolvem e ficam muito motivados. Essas práticas esportivas, incluindo os Jogos Escolares, assim como as culturais, são parte integrante do currículo das unidades escolares", enfatizou Adriana.

Objetivo

O Festival de Linguagens Integradas tem o objetivo, de acordo com a subsecretária de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Janine Mattar Pereira de Castro, de socializar as práticas nas diversas áreas de conhecimento e potencializar a expressão do currículo escolar por meio das atividades do cotidiano, integrando diferentes manifestações esportivas, culturais e artísticas.

O festival foi dividido em três ações: mostra das práticas culturais escolares, o projeto "Escola vai ao cinema", além do sistema de rodízio de vivências de práticas corporais e esportivas e a 47ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi).

Para organização do festival, a Seme conta com a parceria do Ifes, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) e do Centro Cultural Sesc Glória.

Parceria com o Ifes

O diretor-geral do campus Vitória do Ifes, Hudson Luiz Côgo, também esteve, nesta manhã, acompanhando as práticas esportivas dos estudantes da rede municipal de ensino nos ginásios da instituição. Hudson destacou o valor dessas parcerias para o Ifes.

"Nós temos vários programas e projetos junto à Prefeitura de Vitória e são sempre parcerias muito ricas para nós. Para o caso dessa parceria com as escolas municipais, estamos inclusive planejando oferecer uma estrutura ainda melhor nos próximos eventos", ressaltou.

A secretária de Educação, Adriana Sperandio, também falou sobre o valor desses trabalhos realizados em parceria com o Ifes. "Temos o Ifes como referência, e é sempre muito relevante ter o apoio do instituto em nossos projetos. No caso dessas atividades esportivas, é muito importante não apenas pelo espaço cedido, mas também pelo contato proporcionado aos alunos com essa instituição tecnológica tão importante para o Espírito Santo".


Voltar ao topo da página