Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Praças e parques recebem ação de controle de ratos

Publicada em 08/05/2017, às 12h37


Divulgação Semus

Ação de desratização

Equipe do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental realizou aplicação de raticidas na praça Afonso Pastore, na Mata da Praia (Ampliar imagem)

Ação de desratização

Objetivo da ação, que acontece durante todo este mês, é combater os roedores (Ampliar imagem)

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) iniciou, na manhã desta segunda-feira (8), a campanha de desratização de 2017. A ação contempla áreas consideradas estratégicas para o controle de roedores: regiões sujeitas a alagamento ou com condições socioambientais favoráveis à proliferação de roedores; com registro de casos notificados de leptospirose; que apresentem grande demanda social para execução de ações voltadas ao controle de roedores e áreas com maior concentração de atividades relacionadas a alimentação.

A intervenção teve início na praça Afonso Pastore, no bairro Mata da Praia, no Parque Horto de Maruípe e na praça de Eucalipto. Na parte da tarde, o processo se estenderá para outras praças e parques da cidade.

Houve aplicação de raticidas com pó de contato, que adere aos pelos dos roedores, e blocos parafinados (produto resistente à umidade e a condições ambientais mais adversas, indicado para galerias fluviais, esgotos, forros, telhados e tubulações). A ação acontece durante todo este mês, com previsão de novo tratamento em agosto e outubro, em pontos estratégicos.

Capacitação

A estratégia da ação buscou implementar o conhecimento adquirido na capacitação "Controle de Roedores e Vigilância da Leptospirose", promovida no CVSA pelo Ministério da Saúde e por técnicos da Prefeitura de São Paulo (SP), nos dias 18 e 19 de abril.

"Esse treinamento foi viabilizado a partir de uma iniciativa de Vitória, e o conhecimento adquirido embasou o planejamento dessa campanha, bem como está ajudando a reestruturar o serviço de controle de roedores com vistas a prevenir a ocorrência de casos de leptospirose", afirmou a coordenadora técnica do CVSA, Clara Scarpati.

Além da equipe de servidores do CVSA, foram capacitados também representantes de Centros de Controle de Zoonoses de outros municípios da Grande Vitória e da Secretaria Estadual de Saúde (SRSV/SESA).

Cuidados

O CVSA orienta também que comerciantes e moradores adotem cuidados nas áreas interna e externa das residências e edificações que podem contribuir para a redução do número de ratos e de outras pragas urbanas:

  • acondicionar o lixo em recipientes e locais adequados, de preferência protegidos da chuva e elevados, para evitar acesso de animais;
  • dispor o lixo na rua somente uma hora antes da passagem do caminhão de coleta e em local adequado;
  • manter residências, quintais e terrenos baldios limpos, evitando acumular entulho ou materiais inservíveis;
  • recolher alimentos, restos de ração e água dos animais domésticos durante a noite;
  • eliminar, cobrir ou telar recipientes que acumulam água;
  • limpar semanalmente recipientes e estruturas que podem conter água, como bebedouros de animais domésticos.

Ação

Para atendimento das demandas relativas a infestação de roedores, a orientação é que todas as solicitações sejam protocoladas pelo Fala Vitória 156, com detalhamento da situação e indicativo do local de atendimento (rua, avenida, logradouros, etc).


Informações à imprensa:

Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Para dúvidas ou informações, use o Fala Vitória 156.

Com edição de Matheus Thebaldi


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site