Notícias

Praça do Cauê será revitalizada e mais acessível

Publicada em 09/08/2017, às 13h13

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Danielly Campos e Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Obras na Praça do Cauê
Prefeitura de Vitória desenvolveu um projeto para tornar a praça mais humana e acolhedora para os moradores

A histórica praça do Cauê, em Praia de Santa Helena, será revitalizada. Seus muros e gradis serão retirados e o espaço ganhará, entre outras melhorias, caminhos para melhorar a circulação de pedestres, rampas de acessibilidade e novo paisagismo.

A Prefeitura de Vitória desenvolveu um projeto para tornar o espaço mais humano e acolhedor para os moradores. Ele contempla a manutenção das quadras de tênis e poliesportivas cercadas, ajustes nos jardins, além da disposição de espaços de caminhadas. A praça será adaptada com rampas e calçadas cidadãs. Os trabalhos já terão início na próxima semana, com equipes da Central de Serviços.

De acordo com o secretário da Central de Serviços, Leonardo Gonçalves, a proposta é que a praça vire um espaço de convivência de famílias. "Queremos que a comunidade use esse equipamento com mais facilidade e qualidade, permitindo que as pessoas não precisem mais contornar a praça ao passar a pé por aqui".

"Essas ações vão humanizar esse ambiente, permitindo a melhor circulação das pessoas. É uma intervenção que atende ao desejo da cidade de ver a praça do Cauê, que está no coração da cidade, ainda mais bonita", afirmou a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro.

Linha direta

A Prefeitura de Vitória mantém o projeto de fazer uma linha direta entre a avenida Reta da Penha e a Terceira Ponte. No entanto, a proposta ainda será melhor avaliada com a comunidade. Para melhorar o trânsito na região, a administração municipal implantou a linha verde na avenida Desembargador Santos Neves, retirando os ônibus de circulação na praça.

"Com a linha direta na praça, haveria ganho de espaço físico e dois espaços com mais equipamentos e uma área ainda maior para convivência e utilização pelas pessoas", ressaltou o secretário Leonardo Gonçalves.

História

A praça do Cauê foi planejada pelo engenheiro Saturnino de Brito, dentro do projeto Novo Arrabalde, que planejou o crescimento da cidade para o norte, na Região da Praia do Canto. Não há uma data de fundação desse espaço. Mas, nos arquivos municipais, há registros dessa praça na década de 1920. Em 1948, o nome da praça, instituído pela Lei 21, foi Benjamin Constant. Em 2007, a lei 7.053 alterou para Cristóvão Jacques.


Voltar ao topo da página