Notícias

PPA Online aberto para participação de moradores até o próximo domingo

Publicada em 13/09/2017, às 18h21

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Foto Divulgação
Imagem da página de internet do Plano Plurianual 2018-2021
Moradores podem deixar sugestões para que sejam avaliadas na próxima etapa do Planejamento Estratégico e do PPA

Quem ainda não deu a sua sugestão para o Planejamento Estratégico e Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 por meio da internet ainda pode contribuir até o próximo domingo (17). No PPA Online ou no aplicativo Vitória Online, o morador pode votar nos projetos e ações que achar mais importantes para construir uma Vitória ainda melhor.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, explica a importância da participação do munícipe nesse processo. "Já ouvimos associações de moradores, lideranças e conselhos municipais, mas queremos democratizar ainda mais esse espaço. Com o PPA, traçaremos estratégias e ações para os próximos quatro anos, e isso impacta a vida das pessoas, nada mais justo que a população participe de maneira ativa, dando sua opinião. Somente assim podemos construir uma cidade mais justa. Ainda dá tempo, e é fácil e rápido participar", disse.

Ao acessar a plataforma, além do seu voto, também é possível deixar sugestões para que sejam avaliadas na próxima etapa do planejamento.

Etapa com as comunidades
Carlos Antolini
Reunião do PPA Dia 18
Comunidades e lideranças participaram de etapa pública compartilhada para a elaboração do PPA

Nos últimos três meses, aconteceu a etapa pública compartilhada para a elaboração do PPA com as comunidades. Nessa fase, foram ouvidas as demandas de 31 conselhos municipais e 73 associações de moradores de bairros da capital.

Durante as reuniões, a subsecretária de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, apresentava os desafios estruturantes e as principais entregas já realizadas pela gestão nas áreas de segurança, iluminação pública, mobilidade, saúde, educação, turismo, trabalho e renda, cultura, esportes e lazer, reforma de praças e parques, habitação, cidadania e direitos humanos, assistência social e infraestrutura.

"As reuniões foram importantes para nivelarmos as informações e mostrar o que temos feito e o que pretendemos fazer. Além disso, as sugestões apresentadas aqui vão incorporar as propostas que serão indicadas no Planejamento Estratégico e no PPA, ambos online, para serem votadas pelos munícipes. Entendemos que somente assim construiremos uma Vitória mais justa, humana, saudável, inteligente e feliz", pontuou Joseane Zoghbi.

Cada comunidade teve a oportunidade de registrar em um formulário as principais demandas do local e as suas potencialidades, que serão classificadas por área e servirão como pré-requisito para a etapa final do Planejamento Estratégico e do PPA 2018-2021, onde serão feitas a seleção e a priorização dos projetos de acordo com os critérios estabelecidos.

Próxima etapa

Após o PPA Online, terá mais uma etapa para conclusão do Planejamento Estratégico com reuniões com os secretários, subsecretários e suas equipes para, a partir de critérios objetivos, selecionar e priorizar os projetos que vão compor a carteira de Programas e Projetos Estruturantes de Governo.


Voltar ao topo da página