Notícias

Porta a Porta aumenta atendimento a cadeirantes e faz 100% das viagens

Publicada em 12/04/2018, às 18h30

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Setran
Porta a Porta
Veículo adaptado do Porta a Porta busca o cadeirante no local previamente estabelecido e agendado
Divulgação Setran
Porta a Porta
Serviço atende a 100% das viagens agendadas e beneficia pessoas com deficiência motora

O programa Porta a Porta passará a atender 100% das pessoas com deficiência da capital a partir desta sexta-feira (13). Os cadeirantes moradores de Vitória e regularmente cadastrados na Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) terão, assim, a oportunidade de realizar suas tarefas e cumprir seus compromissos com maior eficácia.

Um veículo adaptado busca o cadeirante no local previamente estabelecido e agendado e o encaminha ao seu destino, também em local e horário previamente combinados. Em outra viagem, o usuário retorna a sua residência ou ponto de onde partiu. Os motivos podem ser variados, como saúde, educação, lazer e trabalho.

Na capital, 270 pessoas já utilizam regularmente o serviço, e esse número deverá crescer para 540 já nos próximos meses, de acordo com planejamento da Prefeitura.

Evolução

Segundo o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann, trata-se de uma conquista para os cadeirantes de Vitória, que podem usar o transporte de forma segura, confortável e regular. Dessa forma, não estarão restritos de suas atividades regulares por limitações físicas.

O transporte, que é gratuito, opera todos os dias da semana, inclusive feriados, das 4 horas à meia-noite. O serviço atende a 100% das viagens agendadas. Poucas cidades no País dispõem de um serviço com essas características e que atende todos cadeirantes cadastrados.

Socialização 

"Em 2017, a quantidade de viagens agendadas subiu para cerca de 21 mil. E vamos crescer mais, pois agora temos uma quantidade de veículos que garante o atendimento de todos que estejam aptos, além do interesse em que essas pessoas se socializem cada vez mais", disse Hoffmann.

Quem tem direito

Podem utilizar o programa as pessoas com deficiência motora que dependam do uso de cadeira de rodas e residam em Vitória. Para se cadastrar, é necessário preenchimento da ficha de inscrição, por meio do Fala Vitória 156, acompanhada de declaração esclarecendo que necessita de cadeiras de rodas para se locomover e telefone de contato para agendamento.

No dia agendado, portar Carteira de Identidade e CPF (original e uma cópia simples), comprovante de residência atualizado em nome do solicitante ou de seu responsável legal (original e uma cópia simples), laudo médico que conste a deficiência (original e uma cópia simples), além de uma fotografia 3x4 recente.


Voltar ao topo da página