Notícias

Poesia no Ônibus: intervenção leva poesia e música para os coletivos de Vitória

Publicada em 31/10/2014, às 17h01 | Atualizada em 03/11/2014, às 09h57

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Poesia no ônibus
Artistas declamaram poesias para os passageiros durante a intervenção "Poesia no Ônibus". Anderson Valfre (foto) homenageou Carlos Drummond de Andrade
Divulgação Semc
Poesia no ônibus
Grupo também cantou clássicos e emocionou os passageiros

Quando um passageiro entra em um transporte público, normalmente, a única opção durante o percurso é esperar a hora de chegar ao seu destino e descer do ônibus. Imagine então ser surpreendido por poesia e música? Essa é a proposta da ação "Poesia no Ônibus", uma intervenção urbana idealizada pelo projeto "Sarau na Biblioteca", da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

A atividade aconteceu pela primeira vez na tarde desta última quinta-feira (30), em vários coletivos e pontos de ônibus da cidade, dentro da programação da Semana do Livro e da Biblioteca.

Para a coordenadora da Biblioteca Municipal, Angela Battestin, essa é uma ação que surgiu com o objetivo de popularizar o hábito da leitura. "O importante dessa ação é disseminar o interesse pela leitura através de poesias de autores consagrados da literatura local, nacional e estrangeira, aproximando e possibilitando o acesso da população à cultura literária, além de fazer com que o momento da viagem se torne prazeroso para o passageiro através da poesia e a música".

"A Biblioteca foi para a rua, espalhou poesias pela cidade e conseguiu transformar ônibus em palcos e passageiros em atores, estamos felizes", declaram os coodenadores do projeto, Regiannie Rozindo Dias Barros e Adelson Ferreira da Penha.

Artistas

Entre os poetas escolhidos para a intervenção, estavam o carioca Vinicius de Moraes, o gaúcho Mario Quintana, o capixaba Miguel Marvilla e Carlos Drummond de Andrade. Seus textos foram lidos, respectivamente, pelos declamadores Lydia Cruz, Giulia Volponi, Helder Mello e Anderson Valfré, que veio de Ouro Preto, onde faz teatro, direto para a Fafi para participar do evento.

Nas intervenções musicais, Cleber Cajueiro e Helder Mello, que formam a dupla Homem Lunar, interpretaram clássicos como Samba da Benção, de Vinicius de Moraes, e Baden Powell.

Emoção

Os passageiros tiveram emoções diferentes durante o trajeto. Alguns cantaram, outros chegaram às lágrimas e outros tiraram os fones de ouvido para entender o que estava acontecendo no ônibus.

"Foi emocionante ver a receptividade e o encantamento das pessoas, alguns cantaram e ouviram atentos as poesias. Com certeza esse projeto não vai parar, pretendemos em momentos especiais voltar aos ônibus", disse Angela Battestin.

A passageira Jose ficou especialmente tocada pela poesia “O tempo”, de Mario Quintana, que ela leu com atenção no fôlder que era distribuído durante a intervenção com uma poesia e uma pequena biografia do escritor homenageado. "Às vezes, nós perdemos tanto tempo com bobagens no dia a dia que não damos valor às coisas boas da vida", disse.


Voltar ao topo da página