Notícias

PMV vai proibir ambulantes com garrafas, botijas e som portátil em festas de rua

Publicada em 13/03/2019, às 17h42

Por Naira Scardua, com edição de Melissa Künsch


Imagem divulgação
Bloco Regional da Nair
Bloco de Rua: proibições têm como objetivo garantir a segurança para a população em festas de rua

Durante a reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) desta terça-feira (12), o Prefeito de Vitória, Luciano Rezende anunciou que a Prefeitura vai tomar as medidas necessárias para legalizar a proibição da venda de bebidas em garrafas de vidro, utilização de botijas de gás por vendedores ambulantes e também o uso de equipamentos portáteis de som em eventos de rua.

“Nós fizemos uma avaliação do Carnaval de Vitória, pontos positivos e pontos a avançar e tomamos a decisão dessas restrições. A garrafa de vidro é perigosa em caso de tumulto e briga. O botijão de gás tem o risco de explosão. E como as multas a carros de som têm surtido efeito positivo e educativo, as pessoas levam equipamentos portáteis a eventos não autorizados e acabam provocando mais desorganização. Com essas medidas poderemos ter diversão com segurança para a população”, afirmou o prefeito Luciano Rezende.

A Procuradoria Geral de Vitória já está analisando juridicamente o texto normativo quanto aos aspectos da legalidade e constitucionalidade do decreto para que as medidas sejam colocadas em prática o mais rápido possível.

“Já estamos dialogando com os comerciantes, dentro do modelo de gestão compartilhada, para ouvi-los sobre a medida, que vai somar na segurança nas festas”, afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Márcio Passos.

Os gestores de Segurança de Vitória e Secretários Municipais envolvidos no Carnaval e outros eventos da cidade concordaram que as proibições serão um grande avanço para que as festas aconteçam com o menor número de transtornos possíveis.

“Essa legislação vai ajudar muito em momentos como esses, em que a gente quer que as pessoas tenham apenas diversão”, afirmou o Secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

Imagem divulgação
Bloco tô bebo
Diversão em bloco de Vitória terá mais segurança para os foliões

Outras cidades

A proibição da venda de bebidas em garrafas de vidro em eventos como o Carnaval ou blocos de rua já acontece em algumas cidades do País.

No Carnaval deste ano, por exemplo, na cidade de São Luís, capital do Maranhão, a venda de bebidas em garrafas e recipientes de vidro ficou proibida durante o período tanto no comércio formal, quanto no informal, que esteve em atividade nos circuitos oficiais da folia.

A Prefeitura de Campinas também adotou a medida até o fim do Carnaval. Restaurantes, bares e vendedores ambulantes ficaram proibidos de comercializar bebidas alcoólicas ou não em recipientes de vidro em um raio de 500 metros dos eventos, exceto se o consumo for realizado dentro do estabelecimento.


Voltar ao topo da página