Notícias

Plano traz diretrizes para ações de arborização em toda a cidade

Publicada em 09/05/2019, às 16h40 | Atualizada em 13/05/2019, às 17h30

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Plantio de coqueiros em Camburi
Plano vai direcionar ações para aumentar a quantidade de árvores e áreas verdes em Vitória

O Plano Diretor de Arborização e Áreas Verdes do Município de Vitória (PDA) foi republicado na sexta-feira (10). O PDA é o documento que sintetiza e estabelece princípios, diretrizes e normas em ações de agentes públicos ou privados voltadas para arborização urbana em Vitória.

Os dados quantitativos e qualitativos e de distribuição da arborização e áreas verdes da cidade permitiram a avaliação das necessidades de aumento, conservação e manutenção dos espaços públicos de lazer, bem como o aumento do número e diversificação de espécies arbóreas nos bairros.

O PDA é embasado no diagnóstico da cobertura arbórea urbana e fornece subsídios a propostas e elaboração de estratégias de ações que influenciam significativamente a qualidade de vida e o desenvolvimento da cidade.

Os principais temas abordados no PDA são estes: características do município; histórico da arborização urbana de Vitória; fundamentos do plano de arborização; diagnóstico da arborização urbana; estratégias e metas; cronograma de ações e gestão do plano.

Para o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, a presença da arborização e das áreas verdes na cidade vem adquirindo cada vez mais destaque nas discussões sobre os espaços urbanos, devido à sua importância e ao conforto ambiental. “Por isso, continuaremos trabalhando para aumentar a quantidade de árvores e áreas verdes na cidade, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida da população humana e da fauna local”.


Voltar ao topo da página