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Plano de Metas: Vitória terá mais Zonas de Velocidade Segura

Publicada em 22/05/2018, às 16h08

Por Fabrício Faustini (fafaustini@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves

Zona 30 no Bairro República

Motoristas devem trafegar a, no máximo, 30 km/h na avenida Presidente Costa e Silva, no Bairro República

Ampliar as Zonas de Velocidade Segura nos bairros. Esse é um dos objetivos do Plano de Metas 2018-2020 da Prefeitura de Vitória, que reúne 58 ações estratégicas de planejamento para o futuro da cidade.

Atualmente, o projeto, que prevê velocidade máxima de 30km/h no interior dos bairros, contempla três regiões na cidade, mas a proposta é chegar a sete daqui a dois anos. O objetivo é tornar a convivência entre motoristas e pedestres mais humanizada e segura, além de garantir a segurança viária. 

Bairro República

O Bairro República é um dos bairros que são referência no assunto. Com a implantação do projeto, chamado de Zona 30, a região ganhou nova sinalização, uma ciclofaixa, novo paisagismo e, acima de tudo, um trânsito mais seguro e humanizado.

Veículos devem trafegar, no máximo, a até 30 km/h na avenida Presidente Costa e Silva, que ainda recebeu vasos de flores. Uma ciclofaixa foi instalada ao longo da via, interligando as ciclovias das avenidas Fernando Ferrari e Adalberto Simão Nader. A sinalização horizontal conta com eixo e borda da via, faixas de pedestres, pontos de ônibus, estacionamento e tachões. 

"Bairro República tem características específicas. Mantém-se como área residencial, de muito e variado comércio, com prestadores de serviço atuantes. As ruas do bairro influenciam e ligam importantes regiões, como a avenida Fernando Ferrari, Jardim da Penha e Camburi", destacou o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann.

Diego Alves

Inauguração do projeto zona de velocidade

Projeto foi implantado como modelo no Bairro de Lourdes (Ampliar imagem)

Bairro de Lourdes

O Bairro de Lourdes foi o primeiro a ganhar a Zona de Velocidade Segura em Vitória. O projeto tornou o trânsito no interior do bairro mais calmo e seguro entre motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas.

A região foi escolhida por ser predominantemente residencial e possuir grande número de idosos, faixa da população mais frágil ao se envolver em acidentes de trânsito.

Adalberto Simão Nader

O próximo local que receberá a Zon 30 será a via local Adalberto Simão Nader, que dá acesso aos bairros República e Mata da Praia. 

A pista que atualmente está à direita será uma rua com velocidade de 30 km/h, com estacionamento em paralelo. A previsão é que esteja implantada até setembro.

Qualidade de vida 

Bairro de Velocidade Segura é o que existe de mais civilizado e que melhora a qualidade de vida nas vias de trânsito dentro das comunidades, em que idosos, crianças, jovens e adultos precisam caminhar e usar bicicletas com segurança. Para a sua implantação, é feito um diálogo com as comunidades, que podem expor as suas opiniões. 


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