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Plano de Metas: respostas do 156 e indicações da Câmara chegam a 86%

Publicada em 31/10/2018, às 13h28

Por Naira Scardua (nascardua@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves

156

Moradores podem solicitar serviços, obter informações e registrar uma reclamação no Fala Vitória 156 (Ampliar imagem)

Atender às demandas dos moradores é um dos requisitos para uma gestão eficiente. E um dos objetivos estipulados no Plano de Metas da Prefeitura de Vitória é justamente aumentar o percentual de respostas às solicitações da população.

Objetivo que já foi alcançado com os números apurados no primeiro semestre deste ano. Levando em consideração dois canais importantes de comunicação com os munícipes, Fala Vitória 156 e indicações do Legislativo Municipal, a média de respostas já é de 86%.

Em 2017, a situação inicial da média dos dois canais era de 48%, e a meta seria ter 70% de respostas em 2020. Objetivo superado com o índice de 86% alcançado até junho de 2018.

Fala Vitória 156 já tem 94% de respostas

O Fala Vitória 156, que pode ser acionado via formulário on-line, aplicativo Vitória Online ou telefone 156 (das 8 às 22 horas, à exceção dos serviços Disque-Silêncio e Defesa Civil), fechou o primeiro semestre de 2018 resolvendo quase 94% das demandas enviadas pela população. Somente de janeiro a junho deste ano, foram 118.253 pedidos.

A ouvidora municipal, Luciana Possatti, explicou que as demandas recebidas são encaminhadas para as secretarias responsáveis para resolver as solicitações. "É um trabalho conjunto para que todos os munícipes que entram em contato com a administração municipal tenham seus pedidos respondidos. Essa é uma ferramenta fundamental da gestão compartilhada que praticamos na Prefeitura. Os munícipes participam ativamente com solicitações e sabem que nos esforçamos para atender".

Leonardo Silveira

Praia de Camburi

Média de respostas para demandas apresentadas pelos moradores é de 86% (Ampliar imagem)

Como funciona

No Fala Vitória 156, é possível solicitar serviços e também são prestadas informações públicas, como telefones, endereços e horários de funcionamento de equipamentos e serviços municipais; atrativos turísticos da cidade; campanhas, inaugurações e eventos promovidos pela administração municipal, entre outras ações. Também é possível, ainda, dar sugestões e registrar reclamações.

Indicações da Câmara de Vereadores atinge 63% de respostas

Uma outra forma de atender às demandas da população é o encaminhamento feito por meio das indicações da Câmara de Vereadores. Só no primeiro semestre de 2018, foram recebidas 3.681 demandas, todas encaminhadas às secretarias responsáveis. A maioria, 63,05%, já teve uma resposta para os moradores.

O subsecretário de Relações Institucionais da PMV, Fernando Castro Rocha, explica que todas as demandas recebem resposta, mas nem todas são de solução imediata ou de competência do município. "Nossa meta é encaminhar essas respostas no menor prazo possível, e percebemos que o número de pendências está caindo cada vez mais. Já atingimos a meta, mas nosso plano é superar", afirmou.

Em contato com os moradores da capital, os vereadores ficam sabendo das necessidades e formalizam a solicitação através de um sistema online. A secretária responsável responde e o resultado é enviado à Câmara, também de forma online.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


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