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Plano de Metas: Procon Vitória 100% digital até 2020

Publicada em 30/08/2018, às 14h54

Por Rosa Blackman (rosa.adriana@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Melissa Künsch


Leonardo Silveira

Atendimento no PROCON Municipal na Casa do Cidadão

Central do Procon na Casa do Cidadão: a meta é que até 2020 todo atendimento ao consumidor seja feito sem utilizar papel, de forma 100% digital (Ampliar imagem)

Com o intuito garantir o cumprimento dos direitos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), aumentar o acesso à Justiça e diminuir o tempo de espera dos consumidores pelos resultados das ações, o Procon de Vitória está investindo na digitalização dos seus processos administrativos.

Esse é mais um dos objetivos do Plano de Metas 2018-2020, que reúne 58 ações estratégicas de planejamento para o futuro da cidade, norteando os trabalhos da administração municipal e buscando resultados mais rápidos

O órgão está implementando o Procon Digital – que é um conjunto de ações que vão desde o desenvolvimento e implantação do sistema de processo eletrônico, a criação do portal Procon Web e de um blog, passando pela formação continuada dos servidores até a intensificação dos atendimentos via serviço Fala Vitória 156 e pelo App ProconVitória.

Com isso, desde o primeiro atendimento feito ao consumidor até a finalização de um processo, bem como o registro de notificações e autos feitos pelos fiscais, não haverá mais a utilização de papel. Todos os atos dos servidores e agentes do Procon de Vitória serão 100% digitais.

Diminuição de custos

A gerente do Procon de Vitória, Herica Correa Souza, contou que a medida visa diminuir os custos processuais com uma menor utilização de recursos materiais unindo, ao mesmo tempo, eficácia, modernidade, transparência e rapidez.

“Estamos levando em conta a necessidade de racionalização do uso dos recursos do órgão, além dos ganhos na celeridade e na qualidade que essa medida gerará para a prestação de um serviço com mais qualidade para os consumidores”, complementa.

Ela explicou que todas as ações estão sendo planejadas para que os resultados sejam alcançados até 2020. “Nossa equipe está empenhada na melhoria da qualidade do atendimento seja ele presencial, telefônico ou virtual”, afirmou ela.

Leonardo Silveira

Equipe do PROCON

Herica Correa Souza, gerente do Procon Vitória, contou que as medidas visam diminuir os custos processuais (Ampliar imagem)

Excelência

A gerente do Procon de Vitória disse ainda que o órgão está atuando para alcançar um padrão de excelência no qual o consumidor tem a certeza e segurança da defesa dos seus direitos e os fornecedores de que está sendo feito um trabalho educativo sobre direitos e também deveres dos cidadãos.

“Estamos empenhados na nossa missão. Por isso, nossas equipes estão passando por formações continuadas para que tenham cada vez mais condições de atuarem como educadores para o consumo consciente, responsável e sustentável, bem como mediadores na construção de uma relação consumerista mais justa, humana e responsável”, finalizou Herica.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


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