Notícias

Plano de Metas: pontos de internet gratuita vão dobrar em três anos

Publicada em 24/05/2018, às 17h05

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Área de Internet Livre (wi-fi) no Museu do Pescador
Pontos de internet gratuita da rede Vitória Online estão distribuídos por várias partes da cidade, como no Museu do Pescador
Wilbert Suave
Placa indicativa de Área de Internet Livre
Usuários também podem ter acesso gratuito à internet em Camburi

Em apenas três anos, a Prefeitura de Vitória vai dobrar a quantidade de pontos de sinal de internet gratuita na cidade. Esse é mais um dos objetivos do Plano de Metas 2018-2020, que reúne 58 ações estratégicas de planejamento para o futuro da cidade, norteando os trabalhos da administração municipal e buscando resultados mais rápidos. A meta é chegar a 500 pontos em toda a cidade, incluindo escolas, unidades de saúde, prédios públicos, parques e praças.

Hoje, moradores e turistas têm sinal de internet gratuita em 220 pontos. Isso é possível por meio da rede wi-fi Vitória Online, que, no último mês, ultrapassou a marca de 100 mil usuários. Atualmente, são exatos 147.328 inscritos. A média é de 18 mil conexões diárias diferentes.

Devido a essa capacidade de acesso à internet, o morador consegue realizar diversas ações a partir do Vitória Online, como a matrícula escolar do seu filho, o agendamento online de consultas médicas, abrir chamado de reclamação pelo Fala Vitória 156 e também pedido de orientações ao Procon, entre diversos outros pedidos.

Inclusão

O assessor especial de Administração e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), Márcio Passos, explicou que o principal benefício que o Vitória Online traz é a inclusão digital. "O Plano de Metas vai possibilitar que alcancemos resultados ainda mais rápido. Percebemos que estamos no caminho certo, o de dar a possibilidade que as pessoas estejam cada vez mais conectadas e, assim, facilitar a vida dos cidadãos de Vitória. Vamos trabalhar cada vez mais por uma cidade inteligente", disse.

Como funciona

A conexão à rede sem fio pode ser feita por computadores de mesa, notebook, telefone ou qualquer equipamento que tenha conexão do tipo wi-fi. O usuário, ao abrir o dispositivo, deverá localizar a rede VitoriaOnline. Basta fazer um cadastro para entrar no sistema. Ao abrir o navegador, o internauta será direcionado para a página contendo o Termo de Permissão de Uso, que garantirá o acesso livre à internet.

Plano de Metas

A Prefeitura de Vitória constituiu em seu método de trabalho o "Plano de Metas 2018-2020". Válido por três anos, ele tem como objetivos ampliar a capacidade da administração municipal em executar Programas Estruturantes e Projetos Prioritários e entregar, de forma mais rápida, resultados à sociedade.


Voltar ao topo da página