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Plano de Metas: Confirma Vitória reduz faltas às consultas médicas nas unidades

Publicada em 06/06/2018, às 17h06 | Atualizada em 06/06/2018, às 18h22

Por Giovana Rebuli Santos (girsantos@vitoria.es.gov.br) | Com edição de SEGES/SUB-COM


Foto Divulgação

Tela do serviço Confirma Vitória

Pacientes devem confirmar ou cancelar as consultas agendadas no sistema (Ampliar imagem)

Reduzir o percentual de faltas às consultas agendadas é um dos objetivos do Plano de Metas 2018 – 2020. A meta é diminuir gradualmente o percentual de faltosos nas consultas da atenção básica, reduzindo para 20% em 2018, 18% em 2019 e 16% em 2020. Para isso, a rede municipal de saúde conta com uma importante ferramenta: o Confirma Vitória.

Antes da total implantação dessa ferramenta, 28,47% das vagas eram perdidas por faltas dos pacientes. Cinco meses após a implantação do Confirma Vitória em todas as unidades de saúde de Vitória, a média caiu para 21%.

O sistema, que foi desenvolvido pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), também permitiu que as equipes de saúde orientassem melhor os moradores quanto à importância de confirmar ou cancelar a consulta agendada, sensibilizando um número cada vez maior de pacientes.

"Ao ofertarmos as vagas para quem realmente precisa da consulta, possibilitando o reaproveitamento daquelas que seriam perdidas por faltas, conseguimos organizar a estrutura de trabalho que possuímos de maneira mais justa e sustentável, evitando desperdícios de recursos", explica a secretária interina de Saúde de Vitória, Regina Diniz Werner.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges, destacou que o Confirma Vitória é uma olhar da gestão sobre a melhor utilização dos recursos públicos.

"Com o Confirma, compartilhamos com o munícipe a responsabilidade na participação. Cada atendimento em que o paciente confirma sua ausência, ele libera essa vaga para o sistema para que outro munícipe possa utilizar. A utilização de ferramentas tecnológicas como o Confirma e o agendamento online de consultas visa trazer o conforto para a população e utilizamos ainda melhor o recurso público", disse.

Ranking de faltas

No mês de maio, a média de faltas às consultas nas unidades de saúde ficou em 19,72%.

Nesse período, 16 unidades tiveram menos faltas que a média percentual. São elas: Ilha de Santa Maria (14,41%), que pelo segundo mês consecutivo ficou com o menor índice de faltas entre as 29 unidades de Vitória, Jabour (14,90%), Andorinhas (15,11%), Maria Ortiz (16,17%), Jardim Camburi (16,34%), Jardim da Penha (16,96%), Grande Vitória (17,77%), do Quadro (17,84%), Fonte Grande (17,89%), Bairro República (18,35%) , Praia do Suá (18,41%), Vitória (18,59%), Santo André (18,66%), Santa Luíza (18,85%), Ilha do Príncipe (19,28%).

Economia

No último ano, o número de faltas ultrapassou 206.384 consultas, sendo que mais de 48% são apenas de consultas médicas e o restante, de atendimento odontológico, psicólogo e enfermeiro de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Na Atenção Básica, o valor da consulta é de R$ 103,39 e a perda anual é de R$ 21.315.399,35. Isso significa uma perda total mensal de R$ 1.776.283,28.

Com a confirmação ou o cancelamento da consulta, a Prefeitura de Vitória pretende economizar o equivalente a R$ 21 milhões por ano.


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