Notícias

Plano de Metas: Banco de Alimentos vai alcançar 40 ton/ano já em 2019

Publicada em 13/06/2018, às 18h41

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Carlos Antolini
Banco de Alimentos
Alimentos doados ao banco são repassados para serviços e organizações que atendem famílias cadastradas em programas sociais de Vitória

Banco de Alimentos de Vitória iniciou o processo de aquisição de equipamentos, como freezers, caminhão baú, paletes e maquinários, para aumentar a capacidade de captação, por meio de doações, de gêneros alimentícios que são distribuídos para famílias de baixa renda.

Os recursos para a compra - R$ 330 mil - foram obtidos junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e o edital já está em fase de elaboração na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

No ano passado, o projeto de ampliação do Banco de Alimentos foi habilitado em primeiro lugar entre municípios de todo o Brasil, em seleção realizada pelo MDS. Mas essa não é a única ação que vai garantir a captação de doações de 40 toneladas por ano, conforme definido no Plano de Metas

Outro projeto foi aprovado, no mês passado, no Compra Direta de Alimentos (CDA), da Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). Serão R$ 260 mil transferidos para a Semas, ao longo de um ano, para aquisição de produtos da agricultura familiar, como frutas, verduras, ovos, pães, biscoitos e até pescado, diretamente de pequenos produtores capixabas. O início da transferência de recursos está previsto para novembro.

Fomento da economia

"Ao adquirir alimentos de pequenos agricultores do nosso Estado, estaremos fomentando a economia junto a essas famílias do campo e, ao mesmo tempo, trazendo produtos de qualidade para as famílias assistidas pelos equipamentos da Assistência Social. Ou seja, vamos fomentar tanto a economia como a segurança alimentar e nutricional em nossa região", destacou a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

Doações

Atualmente, os maiores doadores de alimentos são agricultores capixabas, supermercados (um dos principais é o Carrefour, por meio do programa "Parceria que Alimenta"), hortifrutis e o Mesa Brasil Sesc.

Os produtos captados pelo Banco de Alimentos abastecem as dispensas dos equipamentos da Semas, como os acolhimentos de crianças e adolescentes, os serviços voltados para população de rua, as famílias assistidas pelos CrasCajuns e os CCTIs, além de organizações como a Associação de Amparo à Velhice Desamparada de Vitória e o Instituto João XXIII.


Voltar ao topo da página