Notícias

Pinturas de estudantes retratam a beleza da mulher negra nos corredores da Seme

Publicada em 09/05/2019, às 11h57 | Atualizada em 15/05/2019, às 17h02

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Alan Costa
Exposição de quadros de mulheres negras
Quadros expostos na Seme retratam a beleza e o valor da mulher negra
Alan Costa
Exposição de quadros de mulheres negras
Pinturas foram feitas por alunos da Emef Alvimar Silva

Quem passa pelos corredores da Secretaria Municipal de Educação (Seme) neste mês se depara com uma série de quadros, em grandes dimensões, que retratam a beleza e o valor da mulher negra.

São trabalhos feitos a mão por estudantes das turmas de 8º e 9º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva, que fica em Santo Antônio. As artes impressionam pelo colorido e pela sutileza dos detalhes.

Os quadros foram desenvolvidos com materiais diversos durante as aulas de Artes, a partir do projeto “Africanidade”, que é realizado desde 2018 pela professora Gláucia Marriel.

“O projeto surgiu através de uma roda de conversa sobre o tema africanidade e artesanato, daí resolvemos pintar algumas garrafas com temas e cores africanas. Depois fomos pesquisar imagens de mulheres negras para pintar as telas em tamanho gigante coletivamente”, conta a educadora.

Consciência negra

Para promover a atividade, os estudantes fizeram pesquisas no laboratório de informática e uma série de atividades pedagógicas sobre a temática da consciência negra.

“Foi emocionante ver o envolvimento e a dedicação que os alunos tiveram com a proposta. Toda a comunidade escolar ficou encantada”, revela Gláucia.

Os quadros, que foram inicialmente expostos na própria Emef durante sua Mostra Cultural e atraíram a atenção e muitos elogios do público, ficarão nos próximos dias na sede da Seme, em Itararé.


Voltar ao topo da página