Notícias

Píer de Iemanjá recebe ação de combate a roedores

Publicada em 02/05/2017, às 14h48

Por Milene Miguel, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semus
Ação de desratização no píer de Iemanjá
Equipe do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental realizou ação de combate a roedores no píer de Iemanjá
Divulgação Semus
Ação de desratização no píer de Iemanjá
Iscas granuladas e pó de contato foram aplicados no local

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), realizou uma ação de desratização em toda a extensão do píer de Iemanjá e na base da ponte de Camburi, próximo ao supermercado São José, na manhã desta terça-feira (2).

A ação contou com servidores da equipe de controle de roedores, além de técnicos. Na ocasião, foram aplicados iscas granuladas - produto altamente atrativo - e pó de contato, que adere aos pelos dos roedores.

Morador de Jardim da Penha, Wenderson Machado de Oliveira disse que a ação é importante para diminuir a presença de roedores, mas acredita que a população deve contribuir para que o problema não cresça. "É importante o homem fazer a parte dele e não acumular lixo em local impróprio, o que cria atrativos para roedores".

Para a coordenadora técnica do CSVA, Clara Scarpati, é importante ressaltar sobre as medidas preventivas para evitar a proliferação de roedores. “A população também pode contribuir para evitar a presença de ratos, não jogando alimentos em via pública e não descartando lixo em locais inadequados”, afirma.

Cuidados

O CVSA orienta também que comerciantes e moradores adotem cuidados nas áreas interna e externa das residências e edificações que podem contribuir para a redução do número de ratos e de outras pragas urbanas:

• acondicionar o lixo em recipientes e locais adequados, de preferência protegidos da chuva e elevados, para evitar acesso de animais;
• dispor o lixo na rua somente uma hora antes da passagem do caminhão de lixo e em local adequado;
• manter residências, quintais e terrenos baldios limpos, evitando acumular entulho ou materiais inservíveis;
• recolher alimentos, restos de ração e água dos animais domésticos durante a noite;
• eliminar, cobrir ou telar recipientes que acumulam água;
• limpar semanalmente recipientes e estruturas que podem conter água, como bebedouros de animais domésticos.

Ação

Para atendimento das demandas relativas a infestação de roedores, a orientação é que todas as solicitações sejam protocoladas pelo Fala Vitória 156, com detalhamento da situação e indicativo do local de atendimento (rua, avenida, logradouros, etc).

A Semus realiza intervenções, principalmente, em áreas consideradas prioritárias no se refere a saúde pública, levando em consideração indicadores ambientais e epidemiológicos, áreas sujeitas a alagamentos ou com condições socioambientais favoráveis à proliferação de ratos.

Divulgação Semus
Ação de desratização no píer de Iemanjá
Ação contou com servidores da equipe de controle de roedores, além de técnicos
Divulgação Semus
Ação de desratização no píer de Iemanjá
Wenderson disse que a população pode contribuir ao não descartar lixo em locais impróprios

Voltar ao topo da página