Notícias

Pessoas em situação de rua expõem carteiras, bolsas e painéis feitos em oficinas

Publicada em 01/02/2019, às 13h00 | Atualizada em 04/02/2019, às 16h58

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semas
Oficinas de verão Projeto boomerangue Escola da Vida
Bolsas produzidas por pessoas em situação de rua durante oficinas de verão serão expostas na PMV
Divulgação Semas
Oficinas de verão Projeto boomerangue Escola da Vida
Assistidos também produziram painéis com bordados para a exposição

Caixas de leite e sobras de persianas são alguns dos materiais transformados em carteiras e bolsas coloridas por pessoas em situação de rua assistidas pela rede Escola da Vida. Esses produtos vão compor a próxima exposição no saguão do Palácio Jerônimo Monteiro, sede da Prefeitura de Vitória, a partir de terça-feira (5).

Painéis de poesia e bordados sobre o papel também integram a mostra, que vai apresentar as criações produzidas durante as oficinas de verão do projeto "Boomerangue".

A abertura da exposição será às 14 horas e contará com a presença dos oficineiros Júlia Tedesco, Jupiara Francisco da Cruz e Diego Cavaleiro Andante. Os produtos ficarão expostos também na quarta (6) e na quinta (7), no horário da tarde. As criações não estarão à venda, pois já há convites para realização da exposição em outros locais.

O projeto Boomerangue foi realizado em parceria entre a Escola da Vida e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), dois equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) voltados para a população de rua.

Aulas

O instrutor Diego Cavaleiro Andante conduziu oficinas de linguagens poéticas (com fotografia e grafite em stencil). A artista Géssica deu aulas de percussão e maracatu. Já Júlia Tedesco e Jupiara Francisco da Cruz Julio ministraram oficinas de criação por meio de bordados e costuras com materiais recicláveis.

"Escolhemos oficinas que possibilitassem o desenvolvimento dos talentos e do potencial criativo das pessoas em situação de rua. Como as aulas eram práticas, a cada dia os participantes produziam peças ou aprendiam técnicas com as quais se identificavam, mostrando que possuem habilidades e elevando a autoestima", disse o gerente da Escola da Vida, Luiz Melo.

"A ideia era elevar a autoconfiança por meio da arte, além de mostrar possibilidades de criação a partir de materiais descartados", disse Júlia Tedesco.

Serviço

Exposição do projeto "Boomerangue" (artesanato criativo de pessoas em situação de rua de Vitória)
Quando: dias 5, 6 e 7 de fevereiro, das 14 às 18 horas
Local: saguão da Prefeitura de Vitória - avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927, em Bento Ferreira
Entrada gratuita

Divulgação Semas
Oficinas de verão Projeto boomerangue Escola da Vida
Peças foram produzidas nas oficinas de verão do projeto Boomerangue
Divulgação Semas
Oficinas de verão Projeto boomerangue Escola da Vida
Projeto foi uma parceria entre a Escola da Vida e o Centro-Pop

Voltar ao topo da página