Notícias

Personalidades da cultura local recebem a Comenda Maurício de Oliveira

Publicada em 15/11/2018, às 01h10

Por Melissa Künsch, com edição de Marcus Monteiro


Leonardo Silveira
Comenda Maurício de Oliveira
Comenda Maurício de Oliveira: os homenageados receberam estatuetas do artistas
Leonardo Silveira
Francisco Grijó e Premiados na entrega da Comenda Maurício de Oliveira
Secretário de Cultura Francisco Grijó e os comendadores

Seis personalidades que representam a cultura capixaba receberam na noite desta quarta-feira (14) a Comenda Maurício de Oliveira. A homenagem foi concedida pela Secretaria Municipal de Cultura a Suely Bispo, Mitzi Marzzuti, Carlos Abelhão, Edson Sagaz, Fagundes e Edson Papo Furado.

A comenda é uma forma de reconhecimento a um dos maiores violonistas do País e grande ícone cultural do Espírito Santo, que completaria 92 anos em 2018. Ela é destinada a cidadãos que tenham contribuído de forma significativa para o crescimento da cultura local.

“A comenda Maurício de Oliveira é considerada a mais alta honraria da cultura local. É muito importante para mim poder homenagear essas pessoas com uma comenda que celebra o talento de Maurício de Oliveira, um dos maiores artistas do país e um dos nomes mais importantes da arte no Estado do Espírito Santo”, definiu Francisco Grijó na abertura da cerimônia, que aconteceu no auditório da Fafi, no Centro.
Todos os homenageados receberam as estatuetas que representam a comenda das mãos de familiares de Maurício de Oliveira.

Leonardo Silveira
Edson Papo Furado, Francisco Grijó e Suely Bispo na entrega da Comenda Maurício de Oliveira
O sambista Edson Papo Furado e a atriz Suely Bispo receberam a homenagem do secretário de Cultura Francisco Grijó
Leonardo Silveira
Francisco Grijó e Fagundes na entrega da Comenda Maurício de Oliveira
O grafiteiro Fagundes (centro) ficou emocionado durante seu discurso de agradecimento

Homenageados

Fagundes
O grafiteiro Fagundes, que se dedica ao ofício desde 2004 e é um dos artistas que assinam o maior painel de grafite do Estado, o Memorial Araceli, ficou muito emocionado ao receber o prêmio e dedicou ao amigo Edson Sagaz, que também foi homenageado na noite. “Sagaz faz parte dessa história, tudo que sei hoje eu aprendi com ele, que me ensinou a fazer grafite”.

Edson Papo Furado
Prestes a completar 80 anos (ele nasceu em 26 de março de 1939), o sambista Edson Papo Furado lembrou o mestre Maurício de Oliveira e se também ficou muito emocionado. Para agradecer ao prêmio, ele declamou um samba que fala sobre as mulheres. “Estou muito contente de estar aqui hoje”, resumiu.

Carlos Abelhão
O escritor Carlos Abelhão, que também é ativista do movimento negro, fez um emocionante discurso com rimas para agradecer a homenagem. “Não é fácil ser preto, pobre e da periferia e viver de cultura, nós trabalhamos com a realidade do dia a dia, por isso só tenho a agradecer por esse reconhecimento.”

Mitzi Marzzuti
Diretora da cia. de dança Mitzi Marzzuti há 33 anos, Mitzi lembrou que conheceu Maurício de Oliveira ainda na infância e que o trabalho do violonista esteve presente em sua vida. “A gratidão é a coisa mais bonita que pode existir, e eu estou muito grata por estar entre os escolhidos deste ano.”

Suely Bispo
A atriz Suely Bispo, que também é poeta e escritora, disse que homenagens assim fortalecem a cultura local e são importantes para a classe artística.

Edson Sagaz
Militante da cultura hip hop e dos movimentos sociais e membro e fundador do grupo Suspeitos na Mira, Sagaz fez rimas de rap ao receber a comenda e destacou a importância de Maurício de Oliveira para a cultura.

Maurício de Oliveira

Maurício de Oliveira nasceu em Vitória, em 1925. Filho de pescador, passou a infância na região da Praia do Suá, período em que já se dedicava à música através do aprendizado do violão com seu irmão mais velho.

No decorrer da sua vida artística, recebeu inúmeros prêmios, entre eles o 2º lugar no Festival Internacional do Violão, em 1955, em Varsóvia, além de um prêmio da Fundação Cultural do Espírito Santo por sua contribuição ao desenvolvimento da música capixaba.

Foi professor de violão e diretor da Escola de Música do Espírito Santo, sendo considerado mestre de vários chorões da cidade de Vitória e uma das personalidades mais importantes na história da música popular do Espírito Santo. Faleceu em setembro de 2009.

Comenda

Instituída em 2010, por meio do decreto 14.817, a condecoração foi criada como forma de reconhecimento ao trabalho do maestro e para homenagear os cidadãos engajados no movimento cultural e que tenham contribuído de forma significativa para o crescimento da cultura local.

Leonardo Silveira
Francisco Grijó e Mitzi Marzzuti na entrega da Comenda Maurício de Oliveira
Mitzi Marzzuti, diretora da companhia de dança que leva seu nome, falou sobre a importância da obra de Maurício de Oliveira em sua vida
Leonardo Silveira
Francisco Grijó e Carlos Abelhão na entrega da Comenda Maurício de Oliveira
O escritor Carlos Abelhão fez um emocionado discurso ao receber a honraria cultural

Voltar ao topo da página