Notícias

Pequenos novos empreendedores conquistam o mercado e a autonomia financeira

Publicada em 03/01/2018, às 08h00

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Inclusão Produtiva
Serviço de Inclusão Produtiva promove atividades para melhorar a autoestima e estimular as pessoas a abrir o seu próprio negócio

Com os cursos promovidos pelo Serviço de Inclusão Produtiva (SIP) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), homens e mulheres estão conquistando clientes e elevando a autoestima e os rendimentos familiares com os pequenos negócios que ousaram criar. Somente em 2017, foram ofertados 14 cursos de iniciação profissional, com 183 alunos aprovados. Veja a tabela abaixo.

O diferencial do serviço são as palestras sobre empreendedorismo, as consultorias e o acompanhamento que oferece. Além disso, pelo menos uma vez por mês, questões relacionadas ao mundo do trabalho e ao universo do empreendedorismo são discutidas de forma coletiva, de forma que todos podem aprender técnicas ou compartilhar soluções. E o acompanhamento é personalizado: cada empreendedor e cada negócio.

Elizabeth Nader
Curso de confeiteiro na unidade de inclusão produtiva
Alunas aprendem técnicas de confeitaria, padaria, chocolateria e outras áreas na Inclusão Produtiva

Sonho

"Quando conheci a Inclusão Produtiva, eu estava sem perspectivas. O primeiro trabalho das consultoras é de colocar a gente para cima, de mostrar que podemos mudar a história e sonhar", disse a manicure Maria Sueli Gonçalves Barcelar.

No Cras de Consolação, ela fez uma oficina de projeto de vida e de empreendedorismo e várias capacitações, como gestão financeira, e começou a sonhar com o próprio salão.

Hoje, ela tem o Studio Sueli Gonçalves, na avenida Marechal Campos, com o qual já obtém renda suficiente para se manter e abriu mão dos benefícios que recebia (Bolsa Família). "O que faz a diferença é o acompanhamento. Todo mês, a gente tem que trazer as planilhas para a equipe avaliar e orientar a gente. Isso faz com que a gente não desanime, corrija os erros e siga em frente", diz.

Em todos os cursos ofertados pela Inclusão Produtiva, o material utilizado é gratuito e os alunos com 75% de frequência recebem o certificado. O público prioritário de atendimento são munícipes de Vitória atendidos pela Política de Assistência Social. O objetivo é contribuir para o aumento das oportunidades de ocupação e renda dessas famílias, permitindo o acesso ao mundo do trabalho.

Cursos Parcerias
TÉCNICAS DE SALGADEIRO SENAC
TÉCNICAS DE CHOCOLATERIA SENAC
TÉCNICAS DE PADARIA SENAC
BALAS DE COCO GOURMET  
CONFEITARIA DE PADARIA I  
CUSTOMIZAÇÃO GERAL  
CRIAÇÃO DE BOLSAS  
TÉCNICAS DE BARBEARIA E CORTE MASCULINO OBRAS PAVONIANAS
RECEPÇÃO E SEGURANÇA EM PORTARIAS FUNDAÇÃO DADALTO
CONFEITARIA DE PADARIA II  
REFORMAS E AJUSTES DE ROUPAS  
COSTURA BÁSICA E ACABAMENTO FUNDAÇÃO PRAIA DO CANTO
PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS CONGELADOS  
TÉCNICAS EM PASTA AMERICANA  

Fonte: Semas


Voltar ao topo da página