Notícias

Peça debate questões femininas no Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha

Publicada em 19/07/2018, às 08h00 | Atualizada em 19/07/2018, às 17h51

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Luara Monteiro/Divulgação
Todas Ruas tem Nome de Homem
Peça realiza cenas em espaços públicos e privados, criando um trajeto por várias ruas
Luara Monteiro/Divulgação
Todas Ruas tem Nome de Homem
Espetáculo aborda comportamentos, sonhos, desejos e questões emergenciais relacionadas às discussões de gênero na atualidade

Pautar o debate sobre questões relacionadas aos direitos e à participação política das mulheres é a proposta do espetáculo "Todas as Ruas Têm Nome de Homem", do grupo Confraria de Teatro, que será apresentado entre os dias 27 e 29 de julho, na Cidade Alta, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latina e Caribenha.

A peça, que estreou em 2016, propõe uma nova forma de encenação ao realizar cenas em espaços públicos e privados, criando um trajeto por várias ruas e casarios da cidade e fazendo com que o espectador realize escolhas e faça parte do trabalho.

O espetáculo conta a história de quatro mulheres, em 1930 e 2018, que caminham pela cidade para reconstruir o desaparecimento de uma delas. A partir daí, acontece uma sequência de comportamentos, sonhos, desejos e questões emergenciais relacionadas às discussões de gênero na atualidade.

Mapa da Violência

A ideia para a montagem surgiu após o lançamento do Mapa da Violência, em 2014, que apontava o Espírito Santo como um dos estados brasileiros com maior taxa de feminicídios. Foi a partir desses dados que o espetáculo propôs uma discussão sobre o papel da mulher, o machismo e a violência na sociedade.

O espetáculo foi dirigido por Francis Wilker, mestre em Artes pela ECA-USP, que atualmente desenvolve pesquisa de doutorado sobre encenação no espaço urbano, sob a orientação do professor Antônio Araújo, diretor do grupo paulista Teatro da Vertigem, com quem colabora em algumas ações e projetos.

A dramaturgia é de João Dias Turchi, mestrando em Artes na ECA-USP, que investiga relações entre cidade, performance e dramaturgia.

Sobre o grupo

A Confraria de Teatro é formada pelas atrizes Luana Eva, Luciene Camargo, Ludmila Porto e Thiara Pagani. Em 2012, iniciaram uma pesquisa em teatro intimista, com foco em novos espaços de encenação e produção coletiva.

Em 2013, a companhia foi contemplada no Edital de Residência Artística da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) para o primeiro espetáculo, “Mesas Falam e se Movem”. O diretor convidado foi Luiz Fernando Marques, do Grupo XIX de Teatro. O projeto contou com a preparação de elenco de Paulo Arcuri, do grupo Travessia, orientação teórica do mestre em teatro pela UFRJ Grassi Santana e dramaturgia de Ricardo Inhan.

Em 2015, o grupo foi contemplado no Edital de Setorial de Artes Cênicas da Secult para montagem do projeto "Cartografia do feminino na cidade", que teve como resultado final o espetáculo "Todas as Ruas Têm Nome de Homem".

O projeto participou da 11ª Eeição do Festival Nacional de Teatro de Vitória; do Cena Local e do Sesc Aldeia Ilha do Mel, do Sesc Glória. Foi indicado para um dos mais importantes projetos de circulação cênica do Brasil, o Palco Giratório, pelo Sesc Nacional. Pelo trabalho, a Confraria recebeu Voto de Louvor da Câmara de Vereadores de Vitória por tratar temas emergentes para mulheres.

Edital

O espetáculo "Todas as Ruas Têm Nome de Homem" foi contemplado no Edital de Seleção de Projeto de Atividade Artística e Cultural, ano 2017/2018, Categoria VII - Teatro, e realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura).

Serviço
Todas as Ruas Têm Nome de Homem - Grupo Confraria de Teatro
Quando: sexta-feira (27), às 20 horas; sábado (28) e domingo (29), às 19 horas
Onde: rua Frei Pedro Palácios, Cidade Alta, Centro de Vitória - próximo à Galeria Homero Massena
Capacidade: 30 pessoas
Ingressos: gratuitos, mas é necessário fazer reserva pelo telefone (27) 99762-1691
Luara Monteiro/Divulgação
Todas Ruas tem Nome de Homem
Luara Monteiro/Divulgação
Todas Ruas tem Nome de Homem

Voltar ao topo da página