Notícias

Parque Natural Von Schilgen poderá abrigar entidades da Itália

Publicada em 20/04/2017, às 08h00 | Atualizada em 20/04/2017, às 16h09

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Parque Chácara Von Schilgen
Casarão do Parque Von Schilgen irá receber entidades e órgãos ligados à Itália, reforçando a importância italiana instalada no Estado
André Sobral
Fotógrafos fazem trilha no Parque Von Schilgen
Parque, do qual é possível ter uma vista privilegiada de Vitória, continuará funcionando normalmente e aberto ao público

O Parque Natural Municipal Von Schilgen, que está localizado no bairro Praia do Canto, poderá abrigar, em breve, o Instituto Casa D'Italia do Espírito Santo, que reunirá no mesmo espaço físico as principais entidades e órgãos representativos da Itália com sede em Vitória, como Consulado Honorário da Itália, Associação de Língua e Cultura Italiana do Espírito Santo (Alcies), representação da Camera di Commercio Brasile-Italia, Comitato degli Italiani all'Estero (Com.It.Es) e diversas associações culturais.

Um contrato de cessão de comodato será assinado entre a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) e o Instituto Casa D'Italia, com a duração de 30 anos. O projeto arquitetônico de restauração total do casarão será feito pela Casa d'Italia, utilizando recursos financeiros da comunidade italiana, empresários ítalo-capixabas e instituições brasileiras.

No local, também funcionará o Patronato Inas, responsável pelo apoio aos trabalhadores e assistência aos aposentados italianos e brasileiros residentes no Espírito Santo. A chácara na qual o parque está instalado possui duas residências da família de Nicolau Von Schilgen, uma delas do começo do século XX. Uma das residências é hoje sede administrativa do parque, que conta também com um pequeno auditório.

"Já despachei, com o nosso aval positivo, o processo para a Gerência de Pesquisas e Monitoramento de Ecossistemas e, a seguir, será enviado para a Procuradoria Geral Municipal (PGM), com a finalidade de ser formatado o contrato de comodato. Após assinado, a Casa D'Italia dará início à reforma de todo o casarão, que abrigará as entidades envolvidas, além da administração do parque", destacou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain.

Funcionamento

Mesmo sediando essas entidades no local, o parque continuará funcionando normalmente e aberto ao público, como acontece nos dias atuais.

Na solicitação encaminhada para a Semmam, a Casa D'Italia pretende, utilizando as instalações do casarão, dinamizar o atendimento aos italianos aqui residentes, aos capixabas reconhecidos como cidadãos italianos e aos descendentes da comunidade italiana, que representam, segundo estimativas da entidade, aproximadamente 3 milhões de cidadãos capixabas.

O objetivo é tornar o local, que abriga um belíssimo parque urbano, que conta com uma área de 71.259,27 metros quadrados e um perímetro de 1.503,63 metros, em referência que dignificará a importância da comunidade italiana no Espírito Santo, em especial Vitória, porto de desembarque da primeira grande leva de imigrantes italianos no Brasil, em 1874 e, por isso, reconhecida nacionalmente como berço da imigração italiana no País.

Espaço das Nações

No local, também está previsto funcionar o Espaço das Nações, cujo objetivo será congregar todas as etnias que compõem o mosaico da cultura capixaba, como as colônias alemã, pomerana, tirolesa, afrodescendentes e de descendentes do pequeno país de Lichtenstein, na Alemanha.


Voltar ao topo da página