Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Parque Mulembá terá atrativos para visitantes e população do entorno

Publicada em 13/04/2018, às 19h01

Por Marcus Monteiro (mmonteiro@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Semohab - Divulgação

Obras no Parque Natural Vale do Mulembá

Obras no Parque Natural Municipal Vale do Mulembá estão a todo vapor (Ampliar imagem)

Obras no Parque Natural Vale do Mulembá

Parque vai ganhar centro de informações ao visitantes e centro educativo/cultural (Ampliar imagem)

Seguem em ritmo intenso as obras de infraestrutura do Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, que é uma Unidade de Conservação (UC) protegida por lei no bairro São Cristóvão.

Estão sendo feitos cercamento da parte frontal da unidade, pórticos de entrada, vias de acesso interno, estacionamento, centro de informações ao visitante, centro educativo e cultural e núcleo de apoio às paneleiras. Esse núcleo é de extrema importância para o suporte das atividades dos tiradores de barro, utilizado na fabricação da panela de barro.

As intervenções visam oferecer condições adequadas para o desenvolvimento das atividades de recepção e visitação pública e ações de educação ambiental e vigilância patrimonial.

Os recursos financeiros para a contratação das obras, que totalizam R$ 1.813.100,01, são provenientes de compensação ambiental firmada entre ArcelorMittal e Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Área de lazer

"Este é mais um importante equipamento que a equipe da Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) está empenhada em concluir. Quando pronto, a população poderá desfrutar de mais uma área de lazer e contemplação da natureza", disse o secretário de Obras e Habitação e vice-prefeito, Sérgio Sá.

Para o administrador do parque, Carlos Wilson Gomes de Sá, as obras vão ampliar o acesso de visitantes. "Teremos uma sala de educação ambiental com auditório e até um berçário. Os novos equipamentos permitirão uma maior integração com a comunidade do entorno e com os visitantes", disse.

Parque

O Parque Natural Municipal Vale do Mulembá apresenta faixas de terras situadas nos bairros Joana D´Arc, Conquista, Redenção, São José, Tabuazeiro e São Cristóvão. Com área de 142,10 hectares (correspondente a 200 campos de futebol), tem como um dos principais atributos naturais a vegetação de Mata Atlântica de encosta e topos de morros, como o Morro do Mulembá, cuja altitude é de cerca de 200 metros, nascentes e o córrego Mulembá.

O parque é uma das 17 unidades de conservação da cidade de Vitória. No final de 2017, a Prefeitura de Vitória conclui a instalação de 196 marcos físicos georreferenciados e o cercamento do parque. Foram instalados 3.366 metros de cerca que faltavam para fechar os seus limites, totalizando 8.374 metros de perímetro.

A demarcação dos limites do parque, com a implantação dos marcos físicos, foi uma importante etapa do processo de consolidação da unidade de conservação, principalmente por situar-se em uma área inserida em bairros intensamente povoados.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site