Notícias

Parque Moscoso celebra Dia Mundial da Atividade Física e da Saúde

Publicada em 06/04/2018, às 14h52

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Giovana Rebuli


André Sobral
Dia Mundial da Atividade Física
Pessoas lotaram o Parque Moscoso para as ações dos Dias Mundiais da Atividade Física e da Saúde
André Sobral
Dia Mundial da Atividade Física
Dança circular foi uma das atividades que movimentaram as pessoas no Parque Moscoso

Durante toda a manhã desta sexta-feira (6), no Parque Moscoso, dezenas de pessoas realizaram diversas atividades, como caminhada, zumba, ioga, danças circulares e vôlei adaptado, para marcar o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde, comemorados, respectivamente, em 6 e 7 de abril.

Além das atividades físicas, os profissionais das unidades de saúde do Quadro, Ilha do Príncipe e Vitória também montaram tendas para medir pressão arterial, realizar auriculoterapia e orientar as pessoas sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e as práticas de promoção da saúde existentes no município.

Do mesmo modo, muitas pessoas aproveitaram para realizar testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST´s) ou simplesmente passar uma manhã agradável no parque.

Qualidade de vida

A gerente de Atenção à Saúde, Arlete Frank Dutra, ressaltou que todas as atividades realizadas no evento também são oferecidas na rede municipal, como forma de desenvolver na sociedade uma cultura que preze pela qualidade de vida dos indivíduos.

"Precisamos mudar a concepção das pessoas de se preocuparem com sua saúde apenas quando adoecem. Qualidade de vida, lazer e alegria fazem muito bem à saúde, e todos podem buscar isso agora mesmo".

André Sobral
Dia Mundial da Atividade Física
Rosangela Mota contou que participa de várias atividades físicas na região do Centro
André Sobral
Dia Mundial da Atividade Física
Pessoas tiveram a oportunidade de realizar auriculoterapia com servidores das unidades de saúde

Atividades 

Rosangela Mota, de 63 anos, moradora do Centro, contou que participa de várias atividades físicas na região. "Estou participando de alguma atividade todos os dias da semana, menos nas terças-feiras. É preciso se manter ocupada mesmo depois de se aposentar e, para isso, é só escolher uma atividade que você goste de fazer".

Professor de Educação Física da US de Maria Ortiz, Edson Camargo levou o vôlei adaptado para o evento e fez um grande sucesso. Ele explicou que as regras do esporte são basicamente as mesmas, no entanto, os participantes precisam segurar a bola antes de devolvê-la para os colegas do mesmo time ou do time adversário.

"Essa é uma modalidade pensada em quem tem mobilidade reduzida, como os idosos. O que percebemos é que muitos começam a praticar o vôlei adaptado porque o acham mais fácil e divertido e acabam fazendo outras atividades físicas e se socializando mais.

SOE

Vitória atende, em média, 900 pessoas por dia nos módulos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE). Cada um possui uma programação com horários definidos. Para participar, basta ir no horário da atividade que escolher.

Veja aqui onde ficam os módulos do SOE e as atividades oferecidas

Vocação para o esporte

Com os módulos do SOE, bicicletas disponíveis para compartilhamento (Bike Vitória), orlas preparadas para receber pessoas caminhando ou andando de bicicletas, Vitória se destaca como uma cidade com vocação para o esporte.

A capital também conta com academias para a pessoa idosa, academias populares, um Centro Esportivo (Tancredão) e diversas quadras para a prática de esportes em vários pontos da cidade.

Uma das organizadoras do evento, a enfermeira da unidade de Vitória, Iraci Marques, destaca o número cada vez maior de pessoas que buscam as atividades físicas para melhorar sua saúde. "Vitória possui vários estímulos à prática de atividades físicas ao ar livre. E como existem muitos tipos de exercícios físicos disponíveis, basta a pessoa encontrar o tipo de que ela gosta mais e praticar".

André Sobral
Dia Mundial da Atividade Física
Oficina de mandala também foi oferecida aos participantes
André Sobral
Dia Mundial da Atividade Física
Pessoas se divertiram na partida de vôlei adaptado

Voltar ao topo da página