Notícias

Papa-Móveis já recolheu 4.554,03 metros cúbicos de materiais em 2017

Publicada em 05/07/2017, às 19h25

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Rejane Gandini Fialho


Arquivo Comunicação/PMV
Móveis recolhidos pelo Papa-Móveis
Os móveis recolhidos são restaurados e doados a munícipes cadastrados nos CRAS.
Arquivo Comunicação / PMV
Móveis recolhidos pelo Papa-Móveis
São recolhidos móveis e eletrodomésticos como sofás, cadeiras, máquinas de lavar, geladeiras, TVs, colchões, liquidificadores e outros.

Muita gente não conhece e nem sabe que ele existe, mas o Papa-Móveis está em pleno funcionamento na capital e continua contribuindo, de forma eficaz e segura, para evitar o depósito irregular de lixo em vias públicas, encostas, manguezais e terrenos baldios. Assim, a Prefeitura de Vitória trabalha para evitar a criação do que são popularmente conhecidos como “pontos viciados de lixo”.

Apesar de o serviço existir, ser gratuito e atender todo o município de Vitória, muita gente ainda prefere descartar o sofá usado, o fogão, o liquidificador ou qualquer outro móvel no lixo ou próximo de uma lixeira, transformando alguns locais da cidade em pontos irregulares de lixo, podendo gerar multas para quem for pego em flagrante.

O serviço Papa-móveis recebeu, em 2016, 9.281 solicitações de retiradas, atingindo 11.556, 65 metros cúbicos de móveis e outros objetos e até junho deste ano, já atendeu a 2,836 solicitações. Para fazer uso do serviço o munícipe deve ligar para o telefone 156 (ligação gratuita). Após a abertura do chamado, o setor de coleta seletiva entra em contato com o solicitante em até cinco dias úteis para que o agendamento seja efetuado para retirar o material. A coleta dos materiais é realizada de segunda a sexta-feira, em horário comercial pré-agendado e só serve para agendamento de coleta de móveis inservíveis descartados pelos usuários. Para a retirada de entulho, o interessado deve procurar as empresas particulares que prestam este tipo de serviço.

"O Papa-Móveis é um serviço gratuito que vai na porta do solicitante pegar o bem a ser descartado e tem efeito prático, atendendo moradores que não sabem o que fazer ou onde descartar objetos volumosos sem uso. São objetos de todos os tipos que recolhemos, evitando que tenham como destino o meio ambiente, podendo transformar-se em pontos de focos de doenças diversas. Temos uma logística própria e segura para realizar a coleta conforme a solicitação. Basta ligar para o 156 e agendar”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain.

Todo tipo de material

O Papa-móvel tem recolhido todo tipo de móveis e eletrodomésticos: sofás, cadeiras, máquinas de lavar, geladeiras, TVs, colchões, liquidificador e muitos outros. Ao checar na Unidade de Transbordo, localizada no bairro Resistência, o material recolhido é avaliado e se ainda estiver em condições de uso ou tiver conserto por meio de um pequeno reparo - que é realizado por um funcionário que atua nesta área, o material é doado, conforme cadastro do Centro de Referência de Atendimento Social (CRAS). “Precisamos destacar que a doação é uma consequência de um serviço que é feito”, destacou Jaqueline Malacarne, assessora técnica da Gerência de Recepção, Beneficiamento e Destinação da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

Serviço disponível em toda a cidade

O secretário Luiz Zouain destaca que o serviço do Papa-móveis está disponível para os moradores de todos os bairros de Vitória. “Nós queremos mesmo que o munícipe ligue e faça a sua solicitação e nós buscaremos os móveis e objetos que não querem mais. O morador também podem levar o que quer descartar para a Unidade de Transbordo da Semmam, em Resistência. Quem tiver móveis para descartar pode levá-los à Gerência de Recepção, Beneficiamento e Destinação (GRDB), na antiga Usina de Lixo de Vitória, localizada na rua São Sebastião, nº 405, no bairro Resistência.

Doação

Os materiais doados devem estar em bom estado de conservação ou não. Quando puderem ser reutilizados, eles serão doados às famílias cadastradas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), que possuem um levantamento de pessoas carentes com descrição dos objetos de que necessitam.

Objetos

Para o recolhimento, o material deverá estar em local de fácil acesso. Alguns exemplos de móveis coletados pelo Papa-Móveis são: armários, geladeiras, sofás, cadeiras, rádio, televisão, mesa, fogão, camas, colchão, entre outros.
Saiba mais sobre o Papa-Móveis acessando http://www.vitoria.es.gov.br/cidade/moveis-e-utensilios-domesticos-usados-sao-recolhidos-pelo-papa-movel-e-doados


Voltar ao topo da página