Notícias

Paisagismo e podas de árvores contemplam 39 bairros esta semana

Publicada em 08/08/2018, às 16h05

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Josué de Oliveira


Divulgação Semmam
paisagismo árvore
Equipes fazem o plantio de árvores na avenida Adalberto Simão Nader

Durante toda a semana, a Gerência de Áreas Verdes (GAV) da Secretaria de Meio Ambiente está atuando em 17 bairros com serviços de paisagismo e poda e plantio de gramas. Além disso, outros 27 bairros recebem serviços de podas de árvores, totalizando 41 bairros atendidos.

O roteiro é previamente preparado e discutido com as equipes e a gerência, com acompanhamento e supervisão do secretário Luiz Emanuel Zouain. Ele recebe relatórios fotográficos dos serviços que estão sendo executados e em que locais as equipes estão atuando.

Toda a programação é rigorosamente preparada pelos técnicos do GAV e visam, principalmente, atender as demandas que chegam através do Fala Vitória 156 que são encaminhadas através do aplicativo, site e por telefone.

Esta semana os serviços de podas de árvores estão sendo executadas por quatro equipes nos bairros Joana D'Arc, Santa Martha, Maruípe, Bairro de Lourdes, Jucutuquara, Ilha de Santa Maria, Consolação, Maria Ortiz, Bento Ferreira, Praia do Canto, Ilha do Frade, Santa Helena, Enseada do Suá, Santa Lúcia, Barro Vermelho, Praia do Suá, Parque Moscoso, Santo Antônio, Universitário, Bela Vista, Santo André, São Pedro, Ilha do Príncipe, Centro, Vila Rubim, Mata da Praia e Jardim Camburi.

Outra equipe está fazendo todo o serviço de poda na estrada de acesso aos mirantes e a administração do Parque Estadual da Fonte Grande, que completou 32 anos na última terça-feira (8).

Já os serviços de paisagismo, que estão dando um novo colorido para a cidade, e plantio de novas gramas e podas de gramas acontecem no Centro, Jabour, Universitário, Santo André, Ilha da Caierias, São Pedro, Forte São João, Praia do Canto, Jardim da Penha, Ilha de Santa Maria, Bento Ferreira, Santa Helena, Jardim da Penha, Praia do Suá e Parque Estadual da Fonte Grande, na trilha da Pedra dos Olhos.

“Todas as equipes que estão nas ruas são acompanhadas por supervisores, que registram em fotos a execução dos trabalhos para arquivos e controles nossos. Além disso, eu acompanho através de grupos de comunicação e nos locais o resultado final dos trabalhos, garantido que tudo esteja sendo feito conforme previamente programado pelos técnicos”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Programação

Segundo explicou Luiz Emanuel, “a Gerência de Áreas Verdes faz uma programação em que toda semana as equipes atuem em bairros diferentes. Se for necessário prorrogar a permanência das equipes para a concluir o serviço já iniciado, elas ficarão o tempo necessário para que isso aconteça", destaca.

Emergência

Situações de emergência, como acidentes automobilísticos, chuvas e ventos fortes ou outro tipo de ocorrência que envolvam alguma espécie de árvore, são atendidas quase que imediatamente após a comunicação chegar à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Pedidos

O cidadão que achar que uma árvore precisa ser podada pode fazer o registro pelo telefone no Fala Vitória 156 ou pelo Portal da PMV. Depois de registrada a ocorrência, um técnico vai ao local e faz uma avaliação para agendar o serviço. Moradores não são autorizados a fazer poda de árvores localizadas em calçadas e outros locais públicos.

A programação e o roteiro de trabalho dos serviços de poda de árvores obedecem à época das espécies, já que algumas árvores crescem mais que as outras e necessitam menos do serviço de poda.


Voltar ao topo da página