Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Orla de Camburi começa a ganhar nova cara com plantio de coqueiros

Publicada em 02/04/2018, às 13h21

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de SEGES/SUB-COM


Diego Alves

Plantio de coqueiros em Camburi

Ação de plantio de coqueiros começou a ser executada neste último domingo (Ampliar imagem)

Diego Alves

Plantio de coqueiros em Camburi

Prefeito Luciano Rezende e secretário Luiz Emanuel acompanharam a ação (Ampliar imagem)

Camburi começou a ganhar 200 novos coqueiros, cujo plantio teve início neste último domingo (1º). São cerca de 10 ilhas a cada 500 metros para cobrir toda a orla, desde a ponte de Camburi até o viaduto Araceli, proporcionando embelezamento do local e sombra para as pessoas que frequentam a praia, que já contava com 372 coqueiros.

Está em curso também um projeto de paisagismo em toda a cidade. Camburi, as Ilhas do Boi e Frade e a orla na altura do Iate Clube até a Curva da Jurema estão recebendo os serviços de recuperação e replantio de espécies de vegetação de restinga e o cercamento para a preservação.

Serão 10 hectares de área onde a vegetação de restinga será toda refeita, dentro do que prevê o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), conforme Termo de Compromisso Ambiental (TCA) que foi assinado entre a Prefeitura e a Infraero como compensação ambiental para as obras do novo aeroporto de Vitória.

Além dos coqueiros que irão compor a paisagem urbana da orla de Camburi, a vegetação de restinga é uma forma eficiente de conter a erosão e evitar que a areia seja lançada pelo vento para o asfalto, além de ser um ponto de parada para diversas aves migratórias do nosso ecossistema. 

"Os coqueiros melhoram a temperatura e o ar e dão mais qualidade de vida a quem frequenta a praia. Além disso, toda a área de restinga está sendo protegida pela primeira vez", destacou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, que participou da ação de plantio.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, também salientou a importância da vegetação de restinga. "Ecologicamente, a vegetação de restinga é muito importante, por ser uma vegetação de transição da orla com a Mata Atlântica. A vegetação de restinga é protetora em relação ao nível do mar e para fixação das dunas de areia".

Diego Alves

Plantio de coqueiros em Camburi

Ao todo, serão plantados 200 coqueiros em toda a orla de Camburi (Ampliar imagem)

Diego Alves

Plantio de coqueiros em Camburi

Coqueiros vão garantir sombreamento e embelezamento da praia (Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site