Notícias

Orientações para a família e atividades infantis marcam início da Semana do Bebê

Publicada em 01/08/2018, às 15h26

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Semana do Bebê
A banda formada por alunos da Emef João Bandeira foi uma das atrações do primeiro dia da Semana do Bebê
André Sobral
Semana do Bebê
As crianças puderam aproveitar uma programação diversificada com brincadeiras, livros infantis e pintura facial

Dicas para toda a família sobre os primeiros cuidados com bebê, além de ações divertidas para os pequenos. Assim foi o primeiro dia da Semana do Bebê, que começou nessa quarta-feira (1º) e continuará até o próximo dia 8 de agosto.

O objetivo do evento é chamar a atenção da sociedade para os direitos do bebê na primeira infância, considerando sua saúde e seu desenvolvimento integrais. Nesse ano, o tema é "Amamentação: A base para a vida", integrando também a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Dentre as ações realizadas nesta quarta, a comunidade de Consolação ganhou a Praça Encantada do Bebê, na praça Judith Brás Coutinho, onde as crianças do bairro e do Cmei Carlos Alberto Martinelli puderam aproveitar o “engatinhodrômo” com livros infantis, pintura facial e ouvir a banda formada por alunos da Emef João Bandeira.

A dona Débora Donato, 50 anos, aproveitou para levar a neta Yasmin, com 1 ano e 10 meses, para aproveitar a comemoração. Ela conta que percebe muita diferença na criação dos filhos ao se comparar com sua filha, mãe da pequena Yasmin. “Quando meus filhos nasceram minha única preocupação era trabalhar para não faltar nada pra eles. Hoje, percebo que minha filha trabalha muito, mas sempre arranja um tempo para dar atenção e carinho pra filha dela, ela não se preocupa só com as questões materiais”, explica.

Edineia Souza Santo, 24 anos, está grávida de sete meses do terceiro filho. Ela afirma que sempre participa dos cursos para gestantes organizados pela unidade de Consolação, aprendendo coisas novas em cada experiência. “É sempre importante fazer o acompanhamento com o médico. E o grupo de gestantes é muito bom porque é o lugar onde você recebe orientações e apoio”.

Em várias unidades foram organizados cursos e palestras para gestantes, como nas unidades de Vitória, Santo André, Jabour e Jardim da Penha.

O casal Davi Scalfoni, 33 anos, e Thaylana Tavares, 24 anos, são pais de primeira viagem, se mudaram do Rio de Janeiro para o Espírito Santo há pouco tempo e ficaram encantados com as orientações passadas na unidade de saúde de Jardim da Penha sobre amamentação.

“Gostei muito e acho que como pai estarei mais preparado para apoiar minha companheira durante a amamentação”, explica Davi. Thaylana, que está na 21ª semana de gestação, ficou maravilhada com a atenção e o cuidado das equipes de saúde da unidade. “Somos novos aqui em Vitória e é muito bom ver uma unidade de saúde funcionando tão bem como essa. Fiquei feliz pelas coisas que aprendi, por poder tirar dúvidas, tudo de forma muito didática. Com certeza vale à pena participar desses encontros”, declara.

Semana do Bebê

Desde 2014, em parceria com o Unicef, realiza-se em Vitória a Semana do Bebê, integrada à Semana Mundial do Aleitamento Materno. O evento acontece na primeira semana do mês de agosto e tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento integral de bebês, além da sobrevivência de crianças menores de 6 anos.

Para a promoção da campanha, a Semus conta com o apoio das secretarias municipais de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), Assistência Social (Semas), Educação (Seme), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Segurança Urbana (Semsu) e Meio Ambiente (Semmam).

O evento também conta com o apoio de Unicef, Banco de Leite do Hucam, Banco de Leite do HPM, Hospital das Clínicas, TOXCEN – ES, Apae Vitória, Banda Júnior da Polícia Militar do ES, Escola de Samba Unidos da Piedade, Eteses, Anjos da Enfermagem (Coren/ES), Emescam, Avalanche Missões, Projeto Nutribrinque, Sorrisalhaço e Acacci.

A programação inclui ainda o grande evento “Criança no Parque”, que acontece neste sábado (4), das 8 às 12 horas, onde as famílias poderão participar de diversas atividades culturais, educacionais e de lazer, como por exemplo apresentações musicais, arte em balões, pintura de rosto, teatro, dentre outras. Confira a programação.


Voltar ao topo da página