Notícias

Organizações Curriculares auxiliam escolas a planejar o ano letivo de 2019

Publicada em 05/10/2018, às 17h43

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Seme

Planejar as ações que organizam o trabalho pedagógico das unidades de ensino é parte importante do processo de gestão escolar e educacional, e as Organizações Curriculares são peça-chave para o planejamento do próximo ano letivo.

Os encontros para atualização e sistematização delas foram realizados no último mês pela Gerência de Ensino Fundamental (GEF) e Gerência de Gestão de Pessoas (GGP) da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em conjunto com as equipes gestoras das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs).

Além de planejar o ano seguinte, as Organizações Curriculares permitem ações de avaliação do trabalho desenvolvido, apontamento de indicativos, necessidades e proposição de projetos inovadores que tendem a contribuir para o avanço do processo de ensino e aprendizagem, sempre tendo como referência as Diretrizes Curriculares.

"É uma discussão coletiva que perpassa por toda a comunidade escolar, em um momento onde debatem-se aspectos fundamentais para a potencialização do processo formativo, como a utilização dos diferentes espaços e tempos de aprendizagem, bem como a operacionalização da matriz curricular", explica a gerente de Ensino Fundamental da Seme, Angela Caliman Fiorio.

Ideb

Outro aspecto debatido durante o movimento de discussão das Organizações Curriculares foi a avaliação educacional das unidades de ensino, que tem impacto direto no desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em sua última edição, o índice apresentou um quadro de evolução para muitas escolas da rede municipal, considerando suas próprias séries históricas. No total, 33 das 52 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Vitória tiveram avanços significativos em comparação à última avaliação, em 2015, o que reflete, entre outros, a importância dos trabalhos de Organização Curricular desenvolvidos com cada equipe escolar.

Formações

"A Seme desenvolve ações que são indutoras para inovar metodologias de ensino. Esses resultados indicam que estamos acertando na intensa ação de assessoramento pedagógico e no vasto cronograma de formações continuadas, além do constante processo de orientação à intervenção pedagógica", afirmou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.


Voltar ao topo da página