Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Oficinas da Rádio Escola estão a todo vapor nas unidades da rede municipal

Publicada em 03/08/2017, às 14h25 | Atualizada em 03/08/2017, às 14h27

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de Eduardo Brinco

Com colaboração de Fabricia Kirmse


Foto Divulgação

Alunos reunidos posando para foto

As oficinas da Rádio Escola visam desenvolver a expressão comunicativa e criativa dos alunos (Ampliar imagem)

Já estão em andamento, em algumas escolas da rede municipal de ensino de Vitória, as oficinas da Rádio Escola, um projeto que tem como objetivo promover o protagonismo estudantil e a expressão comunicativa e criativa entre crianças e adolescentes.

A proposta inicial das oficinas é conversar sobre o papel da Rádio Escola e mostrar aos estudantes como uma rádio funciona na prática. A iniciativa também potencializa ações em parceria com grêmio estudantil e representantes de turma.

Nas visitas já promovidas nas unidades de ensino, foram atendidos, em média, por escola e por turno, 15 alunos do 6º ao 9º ano. Em cada escola, os estudantes são acompanhados por um professor referência que realiza a mediação e o acompanhamento das ações trabalhadas na oficina. Esses encontros acontecerão durante todo o mês de agosto e na primeira quinzena de setembro.

Temas

A conversa durante as oficinas da Rádio Escola gira em torno de vários aspectos importantes relacionados à organização da rádio como a escrita de um roteiro de programação; locução; escolha das músicas; incentivo à participação da comunidade escolar, por meio de atividades como show de talentos; cobertura de
eventos realizados na escola, entre outros.

Após a realização dessas primeiras oficinas, o radialista Bernado Leitão e a equipe da Secretaria de Educação que acompanha os Colegiados Estudantis retornarão às escolas para conversar sobre outros assuntos, como a construção de jingles, vinhetas e demais temas relacionados à programação.

Foto Divulgação

Alunos reunidos sentados olhando para um homem em pé que segura um microfone

O radialista Bernado Leitão realizou a oficina na Emef Arthur da Costa e Silva (Ampliar imagem)

Os estudantes têm se mostrado entusiasmados com a iniciativa. "O projeto tem sido muito importante para o desenvolvimento dos alunos e a oficina ajuda a organizar melhor o funcionamento da Rádio Escola", afirmou Livia Passotti, aluna do 5º ano da Emef Arthur da Costa e Silva, do Bairro República.

A Rádio Escola da Emef de Bairro República tem a participação, inclusive, de alunos a partir de oito anos de idade, das turmas iniciais. Nessa unidade, o professor referência é Geraldo do Nascimento, que avalia como muito positiva a realização das oficinas. "Os encontros trazem, de forma variada, o conhecimento que eles precisam para atuar na Rádio Escola e acrescentam novos valores e significados para a vida escolar", destacou o professor.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação. A equipe da Gerência de Gestão Escolar e o radialista e coordenador do projeto VitóriaWebRádio, Bernardo Leitão, estão fazendo oficinas nas 31 escolas municipais da Capital que possuem a Rádio Escola.

A Rádio Escola

A partir de reuniões semanais, os próprios estudantes definem a programação diária, sempre acompanhados pelo profissional responsável por orientá-los. Os programas abordam questões sociais e educativas, como campanhas de sustentabilidade e saúde pública, e também temas culturais e de entretenimento.

A Rádio Escola entra no ar sempre nos horários de recreio das unidades de ensino, tanto pela manhã quanto à tarde. E em duas escolas da modalidade Tempo Integral (Emefs Eunice Pereira e Moacyr Avidos) também há a transmissão durante o horário de almoço. Todas os programas são feitos ao vivo, com a supervisão de um educador.

Um dos objetivos da iniciativa é de que os trabalhos que forem produzidos pelos estudantes sejam utilizados na rádio online da Prefeitura. O projeto teve adesão de mais cinco unidades da rede, que terão formação e assessoria sobre a Rádio Escola assim que forem concluídos os trabalhos nas demais 31 escolas que participam da iniciativa.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site