Notícias

Oficina da Escola da Vida desperta 12 novos pequenos empreendedores

Publicada em 20/03/2018, às 15h59

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Apresentação do Plano de Negócios dos Assistidos da Escola da Vida
Pequenos empreendedores tiveram a oportunidade de apresentar seus negócios durante evento na Escola da Vida
André Sobral
Apresentação do Plano de Negócios dos Assistidos da Escola da Vida
Novos empreendedores concluíram a oficina "Vai que Dá", que foi oferecida na Escola da Vida. Na foto, Marcos Luiz de Castro, o "Formiga"

Entusiasmados com o trabalho e orgulhosos de sua capacidade criativa, 12 pequenos empreendedores lançaram seus produtos e serviços na manhã desta terça-feira (20), na Escola da Vida. Os negócios são de segmentos bem diversos: moda, barbearia, confeitaria, fast-food, comunicação visual, música e poesia.

Os novos empreendedores concluíram a oficina "Vai que Dá", iniciada há apenas uma semana. A metodologia é direcionada a pessoas em vulnerabilidade social, que são estimuladas a empreender e gerar a própria renda. 

Elica Santos descobriu que as tiaras e fivelas que produzia para a filha poderiam virar fonte de renda para a família. "Eu sempre gostei de fazer artesanato. Mas aqui na oficina entendi o que preciso fazer para ser uma profissional", disse.

Como ensina a metodologia, além de produtos convencionais, ela apresentou peças com diferencial. "Poucas pessoas produzem o porta-coque, que pode ser usado por noivas ou bailarinas, e o cinto 3X1, que também é tiara e porta-coque", mostrou.

Elica tem três filhos e é a única provedora da casa. "Vou me apresentar como 'Elica Telles Mimos & Presentes' nas redes sociais, com muitas fotos, e vou vender em lojas de noivas e escolas de balé", disse.

Comunicação

O jornalista Marcos Luiz de Castro está empolgado para voltar a trabalhar imagens, layouts e criação. "Minha empresa vai se chamar Formiga Comunicação Visual. Crio desde cartões de visita até plotagens para vitrines, geladeira ou carro", disse.

Para a divulgação, ele aposta em participação em eventos e rodas de apresentação de negócios, como a que aconteceu nesta manhã, além dos contatos de rede: o tradicional "boca a boca".

Degustação

O sucesso da manhã ficou por conta da degustação promovida por Célia Regina da Rocha Silva. Para apresentar os "Quitutes da Célia", ela preparou um naked cake e seis tipos diferentes de salgados, entre fritos e assados. "Meu diferencial é a qualidade dos produtos que emprego nas receitas e o cuidado na produção. Vou aperfeiçoar a divulgação, como aprendi no curso, nas redes sociais, separando a confeitaria da minha página pessoal", disse.

Oficina Vai que Dá

A oficina "Vai que Dá" emprega uma metodologia que tem como base a abordagem efetiva (Teoria do Effectuation), combinada com o “aprenda fazendo” (learning by doing) no empreendedorismo. Os participantes identificam habilidades que já possuem, recursos ou ferramentas que têm ou podem conseguir de maneira fácil e começam a fazer o plano de negócios.

Dessa forma, eles vão amadurecendo o próprio perfil empreendedor. Além disso, identificam a rede de contatos e aprendem estratégia de vendas, que incluem desde postura e imagem até vendas por meio das redes sociais.

"O nome da oficina é exatamente o que eles aprendem aqui: a ter confiança em si mesmos. É o aprender fazendo, voltado para o empreendedorismo", diz a facilitadora Sheila Nogueira, que representa o Ateliê de Ideias, parceiro do projeto.

A realização é do Ateliê de Ideias, Varal Agência de Comunicação e Aliança Empreendedora - uma organização voltada para a formação de líderes e empreendedores -, com recursos do Bank of America.

André Sobral
Apresentação do Plano de Negócios dos Assistidos da Escola da Vida
Metodologia da oficina é direcionada a pessoas em vulnerabilidade social, que são estimuladas a empreender e gerar a própria renda
Divulgação Semas
Oficina Vai que Dá na Escola da Vida
Célia Regina da Rocha Silva levou seus salgados e um naked cake para degustação

Voltar ao topo da página