Notícias

Odomodê promove debate sobre Hiperssexualização do Corpo Negro

Publicada em 28/06/2017, às 15h55

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Odomodê
Núcleo Afro Odomodê
A última edição do projeto Vivências trouxe o olhar de três jovens sobre o tema “Abolição: essa falsa liberdade"

Acontece nesta quinta-feira (29), na sede do Núcleo Afro Odomodê, no Centro, uma roda de conversas com o tema "Hiperssexualização do Corpo Negro". O evento, que faz parte do projeto Vivência, será realizado das 14 às 17 horas e terá a participação de convidados com representatividade negra.

Segundo a orientadora social Gabriela Torres, a roda de conversa vai abordar a questão do corpo negro em uma sociedade patriarcal eurocentrada. Para ela, isso acaba criando a exclusão do cidadão como uma categoria de beleza para além do exótico, e ainda o objetifica e comercializa.

"[isso] traz os reflexos históricos da escravidão, que ainda recaem sobre eles", explicou.

Convidados:

Ingrid Rocha - Mulher preta, graduanda em psicologia, poeta e fotógrafa nas horas vagas. Atua no coletivo de negras do curso de psicologia, e parte do olhar afrocentrado para direcionar atuações e produções.

João Victor dos Santos - Estudante de ciências sociais, militante do coletivo Negrada e membro do conselho estadual de juventude.
Carlos Abelhão - Poeta, escritor, compositor, rapper, músico, militante do movimento hip hop desde 2003, estudante de pedagogia, idealizador do Sarau Poetizando e do projeto Coisa de Mulher que discute o feminicídio e o protagonismo das mulheres nas favelas.

Geovanni Lima - Artista e performer, licenciando em Artes Visuais (UFES), educador social do Centro de Referência de Juventude de Vitória. estuda corporeidades: o corpo na ocupação de territórios e as relações entre corpo e memória, co-propositor do Prjoeto Performe-se Festival de Performance.

Onde fica:
Núcleo Afro Odomodê
Escadaria Jayme Figueira, 13 - Fonte Grande - Vitória
(27) 3376-3047


Voltar ao topo da página