Notícias

Observando o céu, crianças de Cmei aprendem sobre preservação do planeta

Publicada em 15/08/2017, às 16h47

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Fabrícia Kirmse


Divulgação Seme
Projeto Reconstruindo Valores em um Mundinho de Todos no Cmei Álvaro
Projeto começou a partir da observação do céu, com suas características, cores e o que podia ser visto a olho nu

Conscientizar sobre a necessidade de preservar o planeta e os seres humanos e estimular a construção de uma cultura de proteção e conservação da vida. Esse é o objetivo do projeto "Reconstruindo Valores em um Mundinho de Todos", realizado no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Álvaro Fernandes Lima, em Bela Vista.

Segundo a diretora da unidade, Deisiany Costa dos Santos Pellegrinni, a atividade contribui com a reflexão da criança enquanto cidadã, estimulando o pensamento e mostrando seu papel na construção de uma sociedade de justiça e de paz, a partir de pequenas ações em seu cotidiano.

O projeto começou a partir da observação do céu, com suas características, cores e o que podia ser visto a olho nu (sol, lua e estrelas). Observando durante o dia, no Cmei, e durante a noite, em casa com as famílias, foram surgindo questionamentos como "Por que o céu tem uma cor durante o dia e outra durante a noite?", "Será que o sol fica parado?" e "Será que existem outros planetas?".

Interesse

Inicialmente, o objetivo era trabalhar o sistema solar em duas semanas e enfatizar o Planeta Terra como o único planeta - que conhecemos até o momento - com condições adequadas para a vida humana. A partir dessa consciência, seriam desenvolvidos, junto às crianças, valores e atitudes que contribuíssem para a proteção e preservação da vida.

De acordo com as professoras Chaiene Novelli e Sheila Alves, organizadoras da atividade, o que era para ser realizado em duas semanas acabou estendendo para um semestre inteiro, por conta da curiosidade e interesse das crianças. 

Desafio

Divulgação Seme
Observando o céu
Crianças aprendem sobre o Sistema Solar e são conscientizadas sobre a preservação do planeta

Diante do grande envolvimento das turmas, o principal desafio foi simplificar algo tão complexo como o Sistema Solar e, ao mesmo tempo, promover vivências e situações de aprendizado que fossem significativas, lúdicas e prazerosas para as crianças.

A partir daí, oi sendo construído um espaço-cenário onde os alunos poderiam vivenciar e compreender de forma mais próxima o universo como um todo.

A diretora Deisiany Pellegrinni pontua que a ação, desenvolvida nas turmas 4C e 4D, tem como referência o projeto institucional "Eu cuido, Você cuida e o mundo se transforma", que norteia as ações pedagógicas de todas as turmas do Cmei Álvaro Fernandes Lima.

"Esse projeto institucional aponta a necessidade de desenvolver um trabalho que seja voltado à temática da cidadania e sustentabilidade. Para isso, a participação de todos é de fundamental importância. Nossas crianças, desde pequenas, devem refletir sobre seu papel social como cidadãs responsáveis e participativas", enfatizou.

Equipe

O projeto "Reconstruindo Valores em um Mundinho de Todos" vai durar todo o ano letivo de 2017 e conta também com a supervisão da pedagoga Cláudia Monteiro e a colaboração das estagiárias Bruna Ferreira, Renata Mota e Sonia Rocha.


Voltar ao topo da página