Notícias

Obras da praça da Capixaba em ritmo adiantado

Publicada em 11/07/2018, às 12h35 | Atualizada em 11/07/2018, às 14h11

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Marcus Monteiro
Engenheiros analisam planta do empreendimento
Equipe da Semohab analisa planta da praça da Capixaba, no Centro
Marcus Monteiro
Engenheiros analisam planta do empreendimento
Obras contemplam a construção de uma quadra poliesportiva com arquibancada, bancos e paisagismo, além de uma área para implantação de uma APPI

Com 60% das intervenções já realizadas, as obras da praça da Capixaba, no Centro, passaram por uma vistoria nesta terça-feira (10) para avaliar a compatibilidade do prazo de entrega com o andamento real do empreendimento.

Participaram da vistoria o secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, o subsecretário de Execução de Obras, Roberto Mannato Valentim, o gerente de execução de obras, Carlos Alberto Benezart Rodrigues, e o engenheiro fiscal das obras, Michael Knaak.

"Quando concluída, teremos aqui uma área de lazer que vai proporcionar à comunidade do entorno a prática de esportes e o uso para eventos, garantindo a integração ainda maior entre as pessoas", disse Sérgio Sá.

Para o líder comunitário Narcíseo Aparecido Soares, o empreendimento é importante por ser a primeira área de lazer a ser criada no local.

A mesma opinião tem a auxiliar de serviços gerais Dora Torrente, que nasceu na comunidade e cria os dois filhos, de 7 e 2 anos. "Será um benefício muito grande para meus filhos, pois o mais velho vai brincar longe daqui e fico preocupada. Com essa área de lazer no próprio bairro, será mais tranquilo".

Obras

As obras da praça da Capixaba contemplam a construção de uma quadra poliesportiva com arquibancada, bancos e paisagismo, além de uma área para implantação de uma Academia Popular da Pessoa Idosa (APPI).

O projeto original previa um playground, mas o mesmo foi alterado por solicitação da comunidade. O investimento é de R$ 1.405.823,18 e a empresa contratada é a Ponthual Construções e Saneamento.

"Uma parte importante da obra, que não ficará visível, mas trará benefícios para os moradores das proximidades, é a calha para contenção e transporte das águas das chuvas da parte alta do morro onde inicia a quadra, seguindo em paralelo à escadaria Lourival Lamego, até a rua Coronel Alziro Viana", explicou Sérgo Sá. 

O contrato da obra faz parte de um financiamento com a Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa PróMoradia/PAC, com recursos do FGTS, no valor de R$ 19.304.748,88, que prevê intervenções para os moradores dos bairros Piedade, Fonte Grande, Moscoso, Santa Clara e Capixaba (que integram a Poligonal 3 do Projeto Terra).

Intervenções previstas por meio do financiamento
  • 47 melhorias habitacionais e 8 módulos hidráulicos – concluídos em dezembro de 2017;
  • Reforma e construção de 1.710 metros de escadarias e 1.258 metros de rampas;
  • Esgotamento sanitário: 2.969 metros de rede de esgoto e ligações domiciliares;
  • Abastecimento de água: 2.969 metros de rede de água e ligações domiciliares;
  • Drenagem pluvial: 2.941 m² de canaletas hidráulicas e 266 metros de rede de drenagem;
  • Reconstruções;
  • 47 Bônus Moradia;
  • Regularização fundiária;
  • Trabalho social.
Semohab - Divulgação
Perspectiva Praça da Capixaba
Veja como ficará a praça
Semohab - Divulgação
Perspectiva Praça da Capixaba
Projeção do empreendimento concluído

Voltar ao topo da página