Notícias

Obra da Fafi será concluída em seis meses

Publicada em 22/05/2017, às 18h24 | Atualizada em 23/05/2017, às 08h59

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Reforma da Fafi
Prédio original da Fafi foi inaugurado em 1926, durante o 8º Congresso Brasileiro de Geografia.

Um dos espaços de formação mais importantes do Estado, a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi começou um processo de restauro e reforma, no primeiro semestre de 2015. Cerca de 80% da obra está concluída.

Já foi realizada a maior parte das adequações do edifício, incluindo construção de rampas, adequação dos banheiros e do auditório - tornando o espaço acessível para um número maior de pessoas -, além de reconstrução da calçada no padrão de calçada cidadã, restauro da fachada, pinturas internas e revisão das instalações elétricas.

No início de 2017, as obras foram temporariamente interrompidas para readequação orçamentária, já que a Prefeitura de Vitória trabalha no ano vigente com um orçamento equivalente ao de 2005. De acordo com a Secretaria de Fazenda, serão liberados R$ 460 mil para a conclusão dos 20% finais da obra, contemplando a instalação de equipamentos (elevador e ar-condicionado) e todo o acabamento do prédio. A previsão é que a obra seja concluída em seis meses.

"A FAFI é mais que uma escola, mais que um projeto educativo. É um local em que se produz inteligência, talento, criatividade - tudo isso pontuado por aquilo que chamamos liberdade, dedicação e vida. Esses são os ingredientes que transformaram a FAFI em uma casa, com escopo familiar, de portas abertas àqueles que, por razões distintas, fazem da arte seu meio de vida. A Dança, a Música, o Teatro, substantivos maiúsculos exercidos com o amor superlativo. Vida longa à FAFI!", disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.

Sede temporária

Desde o início da reforma e restauro do prédio, a Fafi funciona na antiga sede da Agência Municipal do Trabalhador (Sine de Vitória), na rua Coutinho Mascarenhas, nº 36, praça Ubaldo Ramalhete, no Centro (veja no mapa).

A transferência para o espaço provisório teve o objetivo de manter as aulas da instituição em andamento. O local passou por uma adaptação em seu espaço físico para receber os alunos e a comunidade em geral, mantendo a qualidade do trabalho de formação da Fafi durante o período de reorganização da sede oficial.

Cursos

Carlos Antolini
Reforma da Fafi
Sede da Fafi já está com 80% das obras de reforma concluídas

A instituição oferece, gratuitamente, oficinas e cursos livres nas áreas de teatro, dança e música e cursos técnicos nas áreas de teatro e dança.

Só em 2016, a escola atendeu um público médio de 1,2 mil pessoas. Em 2017, a Fafi abriu vagas para 38 oficinas: 19 na área da dança, 12 na da música e sete na do teatro - em um total de 648 vagas, além de 30 vagas para a oficina temporária de dança "ritmos".

História

É um local voltado para o fomento e o fortalecimento da cultura capixaba. Inaugurado em 1926, o prédio abrigou – entre outras instituições – a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, que deu origem à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O prédio original da escola fica localizado no Centro Histórico de Vitória. 

Escola Técnica

Em setembro de 2012, foi publicado o decreto municipal nº 15.486, que instituiu a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi, vinculada à estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Em junho de 2014, a escola foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) a funcionar como "escola técnica", ou seja, a Fafi passa a emitir certificados com reconhecimento nacional dos cursos oferecidos pela instituição.

Solidificando cada vez mais a importância da instituição no campo das artes, a Fafi está no site do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), como curso de formação técnica em teatro e dança.

Projetos

Desde que se tornou Escola Técnica, a Fafi desenvolve uma série de projetos paralelos às atividades em sala de aula. Na área da música, foi criada, em 2016, a Orquestra Fafi, que tem a proposta de democratizar e aproximar ainda mais o público do universo da música instrumental.

Formada por oito instrutores e 15 alunos, a orquestra surgiu dentro do projeto "Som & Letras", que pretende estabelecer a aproximação, a difusão e o fomento de alguns instrumentos musicais clássicos, além de ressaltar a importância deles individualmente e em conjuntos de cordas, cameratas e orquestras.

Já na área do teatro, dois espetáculos que surgiram a partir das aulas da instituição foram destaque na mídia e sucesso de público. A peça “Inven7ário” e o Grupo de Teatro da Fafi são resultados do curso de formação em arte dramática, no ano de 2014. A peça retrata o lendário Blitz Bar e personalidades da cultura produzida no Espírito Santo, como Milson Henriques.

Em 2015, o destaque foi a peça “O Último Carro”, adaptação do texto de João das Neves, escrita originalmente durante a ditadura militar, que aborda a realidade do povo na sociedade brasileira, tendo como pano de fundo a luta de classes e os desafios da classe trabalhadora. Ela acontecia dentro de um ônibus que seguia por diversos pontos da capital transportando o público e se apropriava do espaço público de acordo com o desenvolvimento da ação.


Voltar ao topo da página