Notícias

Núcleo Produtivo dos Ícones Capixabas faz visita técnica a Burarama

Publicada em 12/06/2018, às 16h17

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semc
Ícones da Cultura Capixaba
Produtos criados nas oficinas "Ícones da Cultura Capixaba" foram expostos no evento

O Núcleo Produtivo dos Ícones da Cultura Capixaba realizou, na tarde do último sábado (9), uma visita técnica ao Ponto de Memória das Bordadeiras de Burarama, no município de Cachoeiro de Itapemirim.

O encontro possibilitou a troca de saberes e experiências entre os produtores culturais dos dois municípios. A exposição, tanto dos bordados quanto dos ícones, aconteceu na Feira da Associação dos Moradores Empreendedores de Burarama, que integrou a programação do Cine.Ema. 

"Quando oportunizamos momentos de trocas, sempre vamos nos surpreender com os resultados. Promover expectativas é o que nos fortalece para saber que temos muitos desafios e possibilidades de fazer a diferença na vida dos envolvidos. Ampliar conhecimentos é o que as visitas técnicas proporcionam", disse Luzia Helena Côgo, coordenadora do Circuito Cultural, projeto que organiza as oficinas que resultam nos trabalhos expostos.

Ícones

A proposta das oficinas "Ícones da Cultura Capixaba", ministradas pelo artista Sagrilo, que acontecem no Museu do Pescador, é incentivar o processo de estudo, criação e produção de elementos que dialogam com a nossa identidade cultural, além de formar núcleos produtivos com foco na sustentabilidade.

As aulas propõem o ensino e a produção desses produtos em formato de souvernirs utilitários. As peças de confecção artesanal representam a identidade da cultura capixaba. Entre os ícones que são desenvolvidos nas aulas do projeto, estão o mastro de São Benedito, estandartes, barco da festa de São Pedro, tambor e casaca.

Circuito Cultural

O projeto Circuito Cultural oferece aos munícipes a oportunidade de conhecer os fundamentos de manifestações artísticas e culturais, por meio de diferentes linguagens e expressões culturais: artesanato, audiovisual, artes plásticas, cultura popular, dança, história, literatura, música, teatro, entre outras.


Voltar ao topo da página