Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Núcleo de natação paralímpica da Prefeitura é referência nacional

Publicada em 16/03/2017, às 18h02 | Atualizada em 16/03/2017, às 18h09


André Sobral

Natação Alvares Cabral

Patrícia dos Santos é aluna do núcleo e atleta permanente da seleção brasileira (Ampliar imagem)

André Sobral

Natação Alvares Cabral

Sthephany Nobre vai estrear na seleção brasileira de natação paralímpica durante competição em São Paulo (Ampliar imagem)

Dar a chance a um cadeirante ou pessoa com mobilidade reduzida de praticar natação, permitir um sentido a mais na vida ou, quem sabe, incentivá-lo a se tornar atleta de seleção. Todos esses ingredientes compõem o núcleo de natação paralímpica da Prefeitura de Vitória no Álvares Cabral. O resultado de anos de trabalho já tem reconhecimento em todo o Brasil: hoje, o núcleo é referência nacional. Veja galeria de fotos.

Leonardo, Erich, Charles, Pedro e Poliana integram a equipe que cuida de todos os paratletas, sejam eles iniciantes ou de alto rendimento. O trabalho passa por várias etapas, como adaptação, avaliação, encaminhamento e direcionamento. Uns querem apenas nadar e praticar esporte e outros sonham em recordes mundiais, como Tiozinho, Marquinhos, Patrícia, Ezequias e Stephany.

"Acho que, a partir do momento que passamos a ter apoio da Prefeitura, conseguimos alcançar grandes resultados, e isso acaba servindo de espelho para os outros que vêm por aí e para quem tem vontade de realizar esse sonho e compor a seleção brasileira", disse Erich Chiabai.

Parapan de jovens

Na última quarta-feira (15), os paratletas Sthephany e Ezequias embarcaram com o técnico Erich Chiabai para o Parapan de Jovens, em São Paulo, com 1,5 mil atletas. Segundo o técnico, os dois possuem grandes chances de conquistar medalhas.

Sthephany Nobre, de 17 anos, está ansiosa com a estreia na seleção. "É a primeira vez que vou competir pela seleção. É extremamente motivador. Dá vontade de treinar mais e mais", disse a atleta, que pertence à classe 9 e aposta no nado costas e nos 50m livre como suas provas favoritas.

André Sobral

Natação Alvares Cabral

(Ampliar imagem)

André Sobral

Natação Alvares Cabral

(Ampliar imagem)

Seleção brasileira

Medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de 2016, Patrícia dos Santos é atleta permanente da seleção brasileira e já tem na agenda duas importantes competições: o Open Internacional do Brasil, que integra o Circuito Mundial, e o Mundial do México. A atleta chegou ao projeto sem saber nadar e, hoje, desponta como uma das melhores nadadoras do mundo da classe S4.

A promessa é de que Patrícia seja atleta titular do revezamento, que deu medalha de prata para ela nos Jogos do Rio. "O nosso foco é que Patrícia chegue muito perto, ainda esse ano, da marca de medalha do ano passado. Aí é pensar daqui a dois anos em bater o recorde mundial".

"Com a chegada da Patrícia à seleção, aconteceu um fortalecimento do projeto. Estamos crescendo. Posso dizer que somos um dos melhores projetos do Brasil, pois nossos atletas de alto rendimento foram formados aqui", declarou o técnico Leonardo Miglinas.

Futuras competições

A equipe está crescendo tanto que, em maio, 15 atletas prometem representar Vitória na regional do Rio. Depois, o time se prepara para as etapas do Campeonato Brasileiro.

Vagas abertas

Para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida que queiram participar do projeto, basta procurar a equipe, na piscina do Álvares, de segunda a sexta, das 13h30 às 15h30.

André Sobral

Natação Alvares Cabral

(Ampliar imagem)

André Sobral

Natação Alvares Cabral

(Ampliar imagem)


Informações à imprensa:

Lívia Albernaz (livia@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3382-6129 / 9-8889-6134

Com edição de Matheus Thebaldi


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site