Notícias

Novo PDU: paisagem de morros e Canal da Passagem serão preservadas

Publicada em 04/06/2018, às 16h11

Por Danielly Campos, com edição de Eduardo Brinco


Carlos Antolini
Ponte da Passagem
Novo PDU garante que as belezas continuem a ser apreciadas no futuro

Vitória é uma cidade com belas paisagens que marcam sua identidade. Para garantir que essas belezas continuem a ser apreciadas no futuro, o novo Plano Diretor Urbano (PDU), a lei 9.271/18, estabelece a proteção de marcos visuais naturais com controle de altura das edificações.

Estão preservados por lei a baía de Vitória, o Canal da Passagem, o complexo estuário do manguezal do Lameirão, as ilhas da Fumaça, Boi, Pólvora e Frade, o maciço central, a Pedra dos Olhos, e os morros da Gamela, Cruzeiro (Guajuru), Itapenambi e Moreno.

Apesar de não estarem na Capital, o Mochuara, em Cariacica, o Mestre Álvaro, na Serra, e Penedo, em Vila Velha, também recebem proteção. O secretário de Desenvolvimento da Cidade, Henrique Valentim, explica que como são grandes e expressivos elementos naturais, eles podem ser vistos de Vitória e compõe esse cenário da capital. “Em diversos pontos da cidade, conseguimos contemplar esses elementos. Por isso, garantimos a proteção desses pontos no nosso território”, afirmou.

O novo PDU também prevê que, no entorno dos Morros da Gamela e Itapenambi, as edificações tenham de dois a seis pavimentos e, em alguns pontos, sejam escalonadas, para permitir que os pedestres possam contemplar esses marcos.

As llhas do Boi e do Frade, além do Canal da Passagem, podem ter edificações novas com dois pavimentos. Na Orla Noroeste, são possíveis implantar imóveis com quatro pavimentos.


Voltar ao topo da página