Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Novo PDU: paisagem de morros e Canal da Passagem serão preservadas

Publicada em 04/06/2018, às 16h11

Por Danielly Campos (dscampos@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Eduardo Brinco


Carlos Antolini

Foto panorâmica mostrando detalhes da cidade de Vitória

Novo PDU garante que as belezas continuem a ser apreciadas no futuro (Ampliar imagem)

Vitória é uma cidade com belas paisagens que marcam sua identidade. Para garantir que essas belezas continuem a ser apreciadas no futuro, o novo Plano Diretor Urbano (PDU), a lei 9.271/18, estabelece a proteção de marcos visuais naturais com controle de altura das edificações.

Estão preservados por lei a baía de Vitória, o Canal da Passagem, o complexo estuário do manguezal do Lameirão, as ilhas da Fumaça, Boi, Pólvora e Frade, o maciço central, a Pedra dos Olhos, e os morros da Gamela, Cruzeiro (Guajuru), Itapenambi e Moreno.

Apesar de não estarem na Capital, o Mochuara, em Cariacica, o Mestre Álvaro, na Serra, e Penedo, em Vila Velha, também recebem proteção. O secretário de Desenvolvimento da Cidade, Henrique Valentim, explica que como são grandes e expressivos elementos naturais, eles podem ser vistos de Vitória e compõe esse cenário da capital. “Em diversos pontos da cidade, conseguimos contemplar esses elementos. Por isso, garantimos a proteção desses pontos no nosso território”, afirmou.

O novo PDU também prevê que, no entorno dos Morros da Gamela e Itapenambi, as edificações tenham de dois a seis pavimentos e, em alguns pontos, sejam escalonadas, para permitir que os pedestres possam contemplar esses marcos.

As llhas do Boi e do Frade, além do Canal da Passagem, podem ter edificações novas com dois pavimentos. Na Orla Noroeste, são possíveis implantar imóveis com quatro pavimentos.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site