Notícias

Novo mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti neste sábado

Publicada em 19/07/2019, às 17h41

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Ação Combate a Dengue com a Marinha
Agente de combate a endemias e fuzileiro da Marinha fazem vistoria em possível foco do mosquito
André Sobral
Ação Combate a Dengue com a Marinha
Equipe fez mutirão para alertar e orientar a população sobre o combate ao Aedes aegypti

Mesmo no inverno, as temperaturas médias continuam altas em Vitória, e isso é uma condição climática favorável à propagação do mosquito Aedes aegypti, vetor dos vírus de dengue, zika e chikungunya. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está realizando mutirões de combate ao inseto junto às comunidades da capital.

Neste sábado (20), agentes de combate às endemias e a Marinha do Brasil intensificarão as visitas domiciliares nos bairros Jardim Camburi, Ilha das Caieiras e Itararé, onde farão panfletagem e orientarão os moradores sobre a importância de monitorar seus imóveis e mantê-los livres de mosquitos.

Também serão realizadas buscas por criadouros do mosquito. Nas orientações à população, os agentes também estarão com o check list, que também está disponível também no portal da Prefeitura de Vitória.

"A principal função dos agentes nas visitas aos imóveis é orientar a população a eliminar os criadouros de mosquitos. Nelas, os agentes orientam o responsável pelo imóvel a eliminar o criadouro e, se houver, tratam o foco com larvicida. Por isso, é tão importante ouvir e seguir as orientações durante as visitas”, explica a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

Balanço

Nas ações das últimas quarta (17) e quinta (18), foram vistoriados 1.126 imóveis, também em conjunto com a Marinha, nos bairros Jardim Camburi e Ilha de Santa Maria, onde as equipes conversaram com moradores e os alertaram sobre os riscos que o mosquito ainda oferece às pessoas.

Check list

Para ajudar o morador nessa tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um check list no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo vai lembrá-lo de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.

André Sobral
Ação Combate a Dengue com a Marinha
André Sobral
Ação Combate a Dengue com a Marinha

Voltar ao topo da página