Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Novembro Azul: unidades de saúde fazem ações de promoção da saúde do homem

Publicada em 06/11/2017, às 11h58

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini

Mulher fazendo curativo no dedo da mão de um homem

Unidades de saúde promovem variadas ações de promoção da saúde do homem (Ampliar imagem)

Com o objetivo de ampliar a conscientização da população masculina sobre as diversas questões e agravos de saúde que atingem os homens, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem adotado medidas e ações de prevenção durante todo o ano.

Tanto no Novembro Azul quanto nos demais meses, todas as 29 unidades de saúde (US) estão aptas a receber o público masculino, oferecendo diariamente consultas médicas, vacinas, pedidos de exames laboratoriais, prevenção em saúde bucal, dispensação de medicamentos e teste rápido de HIV, sífilis e hepatite C.

Além disso, em algumas US são ofertados planejamento familiar, rodas de conversa, grupo de homens, Grupo de Apoio Terapêutico ao Tabagista (GATT), pré-natal para homens, entre outros serviços.

Grupo de Homens

A Unidade de Saúde (US) de Consolação mantém o Grupo de Homens, que, desde 2011, auxilia as pessoas a encontrar um meio de diálogo e inclusão familiar e social.

O objetivo é trabalhar a prevenção do alcoolismo e a promoção da saúde, com foco na redução do consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas. O grupo se reúne às quintas-feiras, às 8 horas, na própria unidade, e desenvolve diversas atividades.

Vasectomia

A Semus também passou a oferecer, desde a implantação dos Serviços de Referência em Direitos Sexuais e Reprodutivos de Vitória, no Centro Municipal de Especialidades de São Pedro, em setembro de 2015, a cirurgia de vasectomia.

No último ano, foram realizados 163 procedimentos de vasectomia na capital. Este ano, de janeiro até o momento, foram 136 cirurgias.

A cirurgia é ofertada pela Semus para homens com mais de 25 anos ou que já tenham pelo menos dois filhos. Para ter acesso ao serviço, o usuário deve procurar a unidade de saúde mais próxima, onde deverá participar das ações do programa de planejamento familiar, e será encaminhado ao Centro de Especialidades para avaliação do urologista

Camisinha

A Semus oferta preservativos masculinos e femininos, conhecidos como "camisinha", em todas as suas unidades. 

Disponibilizar preservativos é uma tarefa importante da rede pública para a saúde da população, pois o seu uso constante é o método mais eficaz para prevenção às infecções sexualmente transmissíveis, como a Aids, alguns tipos de hepatites e a sífilis, dentre outras, além de evitar uma gravidez não planejada.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site