Notícias

Novembro Azul: sábado será de atenção e cuidados com a saúde do homem

Publicada em 23/11/2017, às 12h21 | Atualizada em 24/11/2017, às 06h13

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Dia mundial da saúde e atividade física
Homens passarão por exames e receberão alerta para cuidados com a saúde durante ação neste sábado

Os homens poderão cuidar da saúde e aprender novos hábitos durante ações nas unidades de saúde do Bairro do Quadro e Vitória (Centro), neste sábado (25), das 8 às 12 horas. Serão ofertados estes serviços: avaliação de pressão arterial, glicemia, testes rápido para IST/Aids e cadastro dos homens com diagnóstico de hipertensão arterial e diabetes. 

A ação, que acontece em parceria com a Associação de Urologia do Espírito Santo, irá contar com seis médicos urologistas para atendimentos e exames de PSA e toque retal, quando necessário. Os exames serão aplicados de acordo com o protocolo da Sociedade Brasileira de Urologia. A estimativa é realizar cerca de 120 atendimentos.

"Nossa intenção é motivar mudanças de hábitos para que os homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência. Exames simples, como testes para diabetes, hipertensão, Aids e hepatites, estão disponíveis em todas as 29 unidades de saúde de Vitória", afirmou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Câncer de próstata

A atividade integra o movimento Novembro Azul, que visa alertar os homens sobre a prevenção ao câncer de próstata, que se desenvolve na glândula do órgão reprodutor masculino, responsável pelo armazenamento e produção do sêmen.

Os homens que se encontram na zona de risco são os acima de 50 anos de idade, obesos ou que tenham algum histórico da doença na família. Pesquisas também apontam que negros têm maior risco de desenvolver esse tipo de câncer e, por isso, devem recorrer aos exames mais cedo, com 45 anos. Homens com propensão genética devem recorrer ao médico já aos 40 anos.

O diagnóstico antecipado é a melhor maneira de evitar futuras complicações. Ele deve ser feito periodicamente a partir dos 50 anos de idade através de um exame físico (toque retal) e exame de sangue PSA. Um exame dura, no máximo, 15 segundos, é indolor e pode salvar sua vida. 

Sintomas

Os sintomas do câncer de próstata devem ser monitorados constantemente. Porém, na maioria dos casos, eles só aparecem quando o tumor já cresceu e está em estado avançado. Os sintomas mais comuns são:

  • dificuldade/dor para urinar ou ejacular;
  • dor na região dos testículos;
  • sensação de bexiga sempre cheia, mesmo tendo urinado. Urinar várias vezes durante a noite em pequenas quantidades (pingando);
  • sangue na urina ou no sêmen;
  • dor nos quadris, na lombar e na parte interna das coxas;
  • disfunção erétil.

Voltar ao topo da página