Notícias

Nova iluminação na sede da Prefeitura gera economia no consumo de energia

Publicada em 08/10/2018, às 08h00 | Atualizada em 08/10/2018, às 19h10

Por Naira Scardua, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Fachada da Prefeitura de Vitória com iluminação Outubro Rosa
Sede da Prefeitura de Vitória ganhou a cor alusiva à campanha Outubro Rosa

Muita gente já percebeu que a sede da Prefeitura de Vitória, em Bento Ferreira, está com iluminação nova. As cores podem ser facilmente trocadas de acordo com o tema desejado para determinada época do ano.

Neste mês, o foco é o rosa, por causa da campanha de prevenção ao câncer de mama: Outubro Rosa. Mas o melhor mesmo é a economia de 80% no consumo de energia com o sistema implantado, o LED RGB.

A tecnologia moderna é chamada de RGB, uma sigla do sistema de cores aditivas, formado pelas iniciais das cores em inglês “Red, Green e Blue” (vermelho, verde e azul). Por meio da mistura dessas três cores primárias é possível obter uma imensa variedade de tons.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges destaca a importância de usar a evolução da tecnologia em favor da população. "Cada vez mais temos à disposição equipamentos que buscam a sustentabilidade e a economia dos recursos naturais. Assim conseguimos otimizar o gasto público e toda economia que a Prefeitura faz é revertida em mais benfeitorias para a população. Quem ganha são os moradores de Vitória".

Economia nos escritórios

Além da mudança do lado de fora, todas as salas da sede da Prefeitura tiveram as lâmpadas antigas substituídas por iluminação de LED, o que gera uma economia de 15% no consumo de energia.

A troca das 2,3 mil lâmpadas não teve custo algum para a Prefeitura porque foi feita por meio do Programa de Eficiência Energética da EDP.

A subsecretária de Gestão Administrativa, Thyara de Carvalho Faria Damasceno, explicou como isso foi possível. "Em busca de soluções para a redução de custos, nossa equipe da Gestão de Patrimônio fez o projeto de troca de iluminação e apresentou à EDP. O projeto foi aprovado e todas as lâmpadas foram cedidas pela concessionária. Fiquei muito orgulhosa da equipe", disse a subsecretária.

"Nós fizemos um projeto, apresentamos à EDP e houve aprovação. A equipe deles cedeu as lâmpadas e fez a troca em todo o prédio da Prefeitura. Essa economia é boa financeiramente e também diminui a sobrecarga no sistema energético", explica Alessandro Marcos Fim, assessor técnico da Gerência de Administração Patrimonial, da Seges (Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação).


Voltar ao topo da página