Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Notas ao serviço de saúde aumentam a cada ano

Publicada em 17/07/2017, às 15h45 | Atualizada em 17/07/2017, às 15h48

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Josué de Oliveira


André Sobral

Mão segurando um aparelho celular

Após o atendimento, o paciente recebe uma mensagem para avaliar o serviço (Ampliar imagem)

O Sistema de Avaliação por SMS (mensagem de texto para celular) tem ajudado a melhorar os serviços e atendimentos na rede municipal de saúde. A ferramenta permite que os munícipes atribuam notas aos atendimentos realizados nos serviços de saúde de Vitória. Desde sua implantação em 2014, é possível notar a crescente avaliação positiva dos Prontos Atendimentos, Unidades de Saúde e Centros Municipais de Especialidades.

Em 2014, os Prontos Atendimentos (PA’s) receberam nota média de 6,16, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) 7,72 e os Centros Municipais de Especialidades 9,05.

Já em 2017, é possível notar, um aumento nas notas atribuídas aos equipamentos de saúde. Os Prontos Atendimentos (PA’s) tiveram nota média de 7,74, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) 8,80 e os Centros Municipais de Especialidades (CME’s) 9,40.

Veja o gráfico

A Gerência de Regulação, Controle e Avaliação, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) consolida mensalmente os dados quantitativos, além de realizar uma avaliação qualitativa das notas atribuídas pelos usuários para apontar as necessidades de melhoria em cada serviço.

“As notas alcançadas pelos serviços, apontam que estamos conseguindo melhorar a qualidade dos serviços ofertados na rede municipal de saúde”, afirma a Secretária Municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Sistema

O sistema é uma das ferramentas desenvolvida pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, com foco na concepção de uma Gestão Compartilhada. Permite aos usuários avaliarem quantitativamente e qualitativamente os serviços de saúde. A partir dessas notas, a SEMUS identifica os principais problemas e adota as medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.

Assim, 24 horas após comparecer ao serviço de saúde, o usuário recebe no celular uma mensagem solicitando a atribuição de uma nota ao atendimento recebido.

"A busca pela excelência na qualidade dos serviços prestados à população é uma constante e uma prioridade para a administração e para as equipes da Saúde. As notas refletem o resultado do nosso trabalho", disse a Secretária Municipal de Saúde, Cátia Lisboa.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site