Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Mutirão garante limpeza das praias de Vitória nas primeiras horas de 2018

Publicada em 01/01/2018, às 11h07 | Atualizada em 01/01/2018, às 13h09

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de Deyvison Longui

Com colaboração de Amilton Freixo de Brito


Divulgação Semmam

limpeza da praia de Camburi na manhã do dia 1 de dezembro

O sol não tinha ainda iluminado toda a orla de Camburi e a equipe de garis já fazia a limpeza da praia

Divulgação Semam

limpeza da praia de Camburi na manhã do dia 1 de dezembro

Às 10 horas, resíduos e lixo deixados nas areias e calçadas da orla de Vitória já tinham sido totalmente recolhidos.

Os primeiros raios de sol não tinham ainda iluminado toda a orla de Camburi e da prainha de Santo Antônio, locais dos festejos de ano-novo, quando 250 garis, formando um grupo de 10 equipes de serviços complementares da Gerência de Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), já estavam em cena limpando tudo.

Às 10 horas, o montante de 25.910 quilos de resíduos e lixo deixados nas areias e calçadas da orla de Vitória já tinha sido totalmente recolhido e pesado, e as praias prontas novamente para receber quem desejar curtir um bom banho de mar neste primeiro dia do ano de 2018.

Segundo informações divulgadas pela Unidade de Transbordo da Semmam, foram recolhidos 1.800 quilos de resíduos na prainha de Santo Antônio e, em Camburi, 24.110 quilos, totalizando 25.910 quilos, volume bem menor que as 39 toneladas, de 2016, e as 46 toneladas, de 2017.

Divulgação Semmam

limpeza da praia de Camburi na manhã do dia 1 de dezembro

O montante de 25.910 quilos de resíduos e lixo foram recolhidos em Camburi e em Santo Antônio, locais dos festejos de ano-novo.

Divulgação Semmam

limpeza da praia de Camburi na manhã do dia 1 de dezembro

Uma máquina limpadora de praia, conhecida como "Tatuí", foi utilizada no trabalho, que contou ainda com outros equipamentos.

“Toda uma programação de limpeza foi preparada para deixar Camburi e a cidade de Vitória limpa para este primeiro dia do ano. Fizemos a nossa parte e agora quem for curtir as praias da capital, que estão em excelente condições de balneabilidade, devem colaborar não jogando resíduos na areia ou nas calçadas, preservando a praia na sua limpeza e a deixando saudável para todos”, destacou o secretário da Semmam, Luiz Emanuel Zouain.

O trabalho contou com 250 garis, 10 supervisores de equipes, oito caminhões basculantes, dois caminhões baús, quatro compactadores, uma máquina limpadora de praia, conhecida como “tatui”, sete caminhões-pipa e cinco ônibus para a mobilização das equipes nos diversos pontos da cidade que precisavam de limpeza.

O calçadão da orla de Camburi e da prainha de Santo Antônio foram lavados com detergentes biodegradáveis, toda a extensão dos locais da festa foram varridos, os resíduos recolhidos e a areia da praia recebeu varrição mecanizada pelo equipamento Tatuí.

Até o início da tarde desta segunda-feira (01/01), todos os 180 banheiros químicos disponibilizados para o evento em Camburi e na praianha de Santo Antônio deverão ter sido retirados. A operação também começou logo cedo.

Divulgação Semmam

limpeza da praia de Camburi na manhã do dia 1 de dezembro

Um total de 250 garis, formando um grupo de 10 equipes de serviços, atuaram no mutirão de limpeza.

Divulgação Semmam

retirada dos banheiros químicos da orla de camburi e da prainha de santo antônio

Os 180 banheiros químicos também começaram a ser retirados e a previsão é que o serviço seja concluído até o início da tarde.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site